sábado, 30 de junho de 2007

Bom Final de Semana....

Já usei essa animação aqui outras vezes e adoro esse trabalho com massinhas. E esse vídeo é lindo demais e sou fanzoca dele. Além de usá-lo para desejar um final de semana bem cheio de cores e sabores, serve também para lembrar que estamos na semana do Anima Mundi no Rio - 29 de junho à 8 de julho, são 15 anos de sucesso. E vale muito a pena conferir, pois é o tipo de programa que a criançada adora por causa da interatividade. Os papais, mamães, titios, titias, madrinhas, padrinhos, solteiros, na pista prá negócio, entre outras tribos...sempre se encontram, trocam idéias, telefones... enfim, andar no mundo do Anima Mundi é o que há de arte, criatividade, beleza... e blá blá blá. Eu vou, mas vou durante a semana e depois eu digo o que achei dessa nova edição do evento.

Ser Criança é...

Unicef: risco para crianças no Alemão é igual ao de Gaza

Um comunicado oficial do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgado hoje, em Nova York, coloca as crianças e adolescentes que vivem no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, no mesmo patamar de vulnerabilidade de crianças que vivem em situação de extrema pobreza em regiões de conflitos armados, como a Faixa de Gaza, o Afeganistão, a República Centro-Africana, o Nepal e o Sri Lanka... (para ler a matéria completa)

Essa semana conversei com uma amiga sobre Sindrome do Pânico. Ela me relatou que em recente visita à sua médica homeopata, pôde observar um grande número de crianças no seu consultório. Findada a consulta, questionou sobre àquela quantidade de menores na ante-sala e ficou surpresa ao ouvir que grande parte dos pacientes infantis também eram portadores da sindrome do pânico.

Esse ano, no dia 13 de julho, dia do inicio dos Jogos Pan-Americanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente irá completar dezesete anos. A meu ver, juntamente com o Código de Defesa do Consumidor, é uma das melhores leis existentes no nosso pais, no entanto, os seus principios fundamentais são muito pouco observados pela sociedade no geral.

Juntando alhos mais bugalhos, pensei: será que "após, resolvido os conflitos, nessa comunidade, ou em qualquer outra" o Estado ou a sociedade civil organizada irá se propôr fazer um acompanhamento, de perto, nos traumas psicológicos que essas crianças estão sofrendo? Crianças sofrendo patologias próprias dos adultos já é por demais preocupante. Mas diria ser indígno quando essas patologias são causadas pela ausência do poder público numa região, principalmente não só prejudicando o futuro cidadão que está se formando, mas pôr ferir a dignidade do ser humano...e toda criança é um ser em formação, deveria apenas brincar, estudar, ter condições saudáveis para seu desenvolvimento.

Desejo ...


DESEJO

Desejo primeiro que você ame,
E que amando, também seja amado.
E que se não for, seja breve em esquecer.
E que esquecendo, não guarde mágoa.
Desejo, pois, que não seja assim,
Mas se for, saiba ser sem desesperar.
Desejo também que tenha amigos,
Que mesmo maus e inconseqüentes,
Sejam corajosos e fiéis,
E que pelo menos num deles
Você possa confiar sem duvidar.
E porque a vida é assim,
Desejo ainda que você tenha inimigos.
Nem muitos, nem poucos,
Mas na medida exata para que, algumas vezes,
Você se interpele a respeito
De suas próprias certezas.
E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo,
Para que você não se sinta demasiado seguro.
Desejo depois que você seja útil,
Mas não insubstituível.
E que nos maus momentos,
Quando não restar mais nada,
Essa utilidade seja suficiente para manter você de pé.
Desejo ainda que você seja tolerante,
Não com os que erram pouco, porque isso é fácil,
Mas com os que erram muito e irremediavelmente,
E que fazendo bom uso dessa tolerância,
Você sirva de exemplo aos outros.
Desejo que você, sendo jovem,
Não amadureça depressa demais,
E que sendo maduro, não insista em rejuvenescer
E que sendo velho, não se dedique ao desespero.
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e
É preciso deixar que eles escorram por entre nós.
Desejo por sinal que você seja triste,
Não o ano todo, mas apenas um dia.
Mas que nesse dia descubra
Que o riso diário é bom,
O riso habitual é insosso e o riso constante é insano.
Desejo que você descubra ,
Com o máximo de urgência,
Acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos,
Injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta.
Desejo ainda que você afague um gato,
Alimente um cuco e ouça o joão-de-barro
Erguer triunfante o seu canto matinal
Porque, assim, você se sentirá bem por nada.
Desejo também que você plante uma semente,
Por mais minúscula que seja,
E acompanhe o seu crescimento,
Para que você saiba de quantas
Muitas vidas é feita uma árvore.
Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro,
Porque é preciso ser prático.
E que pelo menos uma vez por ano
Coloque um pouco dele
Na sua frente e diga `Isso é meu`,
Só para que fique bem claro quem é o dono de quem.
Desejo também que nenhum de seus afetos morra,
Por ele e por você,
Mas que se morrer, você possa chorar
Sem se lamentar e sofrer sem se culpar.
Desejo por fim que você sendo homem,
Tenha uma boa mulher,
E que sendo mulher,
Tenha um bom homem
E que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes,
E quando estiverem exaustos e sorridentes,
Ainda haja amor para recomeçar.
E se tudo isso acontecer,
Não tenho mais nada a te desejar.

(Victor Hugo)

Gosto muito dos poemas de Victor Hugo, esse em especial - tão simples...fazendo-se entender, sem mais nada a dizer.

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Thinking Blogger Awards (Meus Contemplados)


Mais uma vez gostaria de agradecer à Eneida, do blog Rincão pôr me contemplar com o selo "Thinking Blogger Awards". O objetivo do selo é premiar os blogs de nos fazem parar e pensar, então, resolvi escolher àqueles que de uma forma ou de outra me chamam a atenção pela sensibilidade, ou pela maneira de transmitir sua forma de encarar a vida.

1 - Somos Todas Umas Vacas
2 - Dossiê Asas de Cêra
3 - Mãe e Muito Mais
4 - Os Pensamentos de Eu e Ela
5 - Estava Pedida No Mar

Bem, a regra é colar o selo no seu espaço e repassá-lo para outros cinco blogs.


**** A Luciana, do Mensagens para o Coração, também havia feito a indicação do selo para meu espaço. Fui fazer uma visita ao blog da Lu agora a pouco e me vi citada por lá. Obrigada Luciana. Estou duplamente feliz, seu espaço é um aconchego ao meu coração.

Agradecimento

Recebi mais dois prêmios super legais. Não sei nem o que dizer para vocês que me escolheram. Um muito obrigada do fundo do coração.

A Juli, do Lágrimas e Sorrisos me contemplou com o selo "Blog com Tomates" que é destinado àqueles espaços que se dedicam aos Direitos Humanos. Tema esse que muito estudo e leio. Poderia até dizer que metade da minha biblioteca juridica é voltada para o tema em todos os contextos - do aborto ao tráfico de seres humanos. E que amadureci muito como ser humano após passar um tempinho na Defensoria Pública estagiando, pois foi alí que realmente vi e senti n´alma o quanto as pessoas precisam de ajuda. Fiquei muito contente Juli, de verdade.


A Eneida, do novissimo Rincão, me contemplou com o selo "Thinking Blogger Award" que é destinado aos espaços que fazem pensar, pois ao ler algum post que escrevi, acabei fazendo-a recordar de um tempo em que ela desejava um espaço que pudesse ecoar o som de sua voz - " para não dizer que ela não falou de flores".

Meninas meu muitissimo obrigada. Prometo escolher os futuros contemplados com muito carinho e com muita calma. Postarei aqui e avisarei à ambas para que possam visitá-los.


"Guimarães Rosa me disse uma coisa que jamais esquecerei,
tão feliz me senti na hora: disse que me lia "não para a literatura, mas para a vida"

Clarice Lispector

quinta-feira, 28 de junho de 2007

VAMOS LÁ MEU POVO.VOTEM NO CRISTO


Faltam poucos dias para encerrar a votação que elegerá as novas 7 maravilhas do mundo. E o nosso querido Cristo Redentor não está nem entre as 10 maravilhas mais votadas. Essa semana fiquei sabendo que para o Cristo Redentor chegar a ser uma das 7 maravilhas serão necessários uns 10 milhões de votos. Estou sinceramente passada. Cadê o meu povo que deu o milhão pro Lemão? A campanha começou no Big Brother Brasil, mas e dai? O Lemão ganhou e povo esqueceu de votar no Redentor. Por isso que o Papa veio ao Brasil, para dar uma reforçada na campanha "sem ir ao Cristo" e para perdoar os pecadores que esqueceram de votar.

Sem falar no absurdo do mundo empresarial real e virtual tupiniquim que acordou tardiamente para uma campanha publicitária maciça. Nem mesmo banners e selinhos foram distribuidos gratuitamente para os blogueiros e webmasters preocupados com o futuro do Cristo. Quem quiser que se vire para divulgar e conquistar votos, ou então pegue alguns doláres e vá no site organizador e compre uns selinhos.


O Artur Xexéo, recentemente, em sua coluna na Revista do Jornal O Globo, propagou o voto útil, isto é, sugeriu que não votássemos nos mais votados e sim nos menos votados, pois as chances do Cristo aumentariam e nossos pecados estariam devidamente perdoados (grifo meu). Coitado do Xexéo, leitores furiosos questionaram o voto útil. Chamaram o pobre até de congressista. Calma meu povo! Foi apenas uma nobre sugestão do meu colunista preferido, pois segundo ele, em todos os países onde existem monumentos-candidatos há uma belíssima campanha a favor. Mas aqui...como sempre...tudo em cima da hora.

Bem, segundo o Xexéo, essa votação é uma iniciativa promovida por um milionário suiço que objetiva utilizar um percentual do dinheiro angariado com as votações pelo telefone, para que, sejam reconstruidos os Budas do Afeganistão. Alouuuu.... na internet a votação é de graça.

Pois bem, como carioca que sou "porra" e admiradora da beleza natural e arquitetônica de minha cidade, clamo vossa ajuda. "Mermão vamos votar no Cristo Redentor. Caraca aeee a gente tem ajudar a reconstruir os Budas do Afeganistão. Pô que sacanagem aeee, qualé? Carioca é povo tão solidário, não tô entendendo qual é da parada que não tá rolando."

Mas vamos lá, povo do BBB. Custa emprestar ao Cristo um cadinho dos percentuais que garantiram a vitória do Jhonny Bravo? O Lemão voltou a fazer campanha, tipo assim: "Vocês me ajudaram a ganhar um milhão. Obrigado. Depois de pegar a u-huuu Nova Iguaçu, ser o heroi contra a banda pobre, ainda peguei a Siri e fiquei rico. Agora votem no Cristo."

Será que o povo vai deixar tudo para a última hora como sempre fazem? São só uns 10 milhões de votos, uns 15 milhões para garantir...quem sabe?

As novas 7 maravilhas do mundo serão anunciadas numa cerimônia em Lisboa, Portugal, no dia 7 de julho de 2007. Aliás, no mesmo dia do show do Live Earth, em Copacabana, onde a Xuxa será uma das participantes - que horror! Tudo no dia 7, do mês 7, do ano de 2007...eu nasci no dia 7. Eu hein? Cadê a mãe Dinah, ela ainda existe?

VOTEM NO CRISTO

O Poder das Vacas



Juro! Estava quieta, no meu canto, lendo o noticiário virtual e...lá vem mais uma. O que? Como assim? Pronto! Dedinhos nervosos, não resistiram em postar depois de ler bizarras noticias dos currais a fora. Não poderia, é claro, deixar de me lembrar, com àquela risada "a la Muttley", das minhas amigas famosas e chiquérrimas do "somos todas umas vacas" . Meninas, olhem o poder que tem uma vaca. E ainda duvidam? O que esses homens não são capazes de fazer por causa de uma vaca?






E ainda há um espanhol, muy guapo, que desenvolveu a tese "El Efecto Vaca" - nada a ver com os ditos mancebos dos artigos linkados acima, mas é interessante a visão do guapo, haja vista, diria que ele eurekamente encontrou resposta para o que é ser uma vaca que empata e não sai de sua cabeça.

É...as mimosas estão podendo. Mas ainda há quem prefira pollo. E por falar nisso meu irmão me presenteou com um imã de geladeira (adoro imãs de geladeira) lá da Colombia, onde dizia: Salve una vaca, coma pollo! ... mas vou logo avisando, pollo em Recife tem outro nome. É melhor ficar com a vaca.

Muuuuuuu



quarta-feira, 27 de junho de 2007

Live Earth no Brasil


Até que enfim liberaram, com nove dias de antecedência, a relação dos artistas que participarão, da maratona de show, no dia 7 de julho, que ocorrerá simultaneamente em oito países ESTADOS UNIDOS / REINO UNIDO /BRASIL /CHINA /AUSTRÁLIA /ÁFRICA DO SUL /JAPÃO /ALEMANHA, objetivando o combater e protestar contra a crise no clima do planeta.

Aqui no Brasil, o show será na praia de Copacabana e contará com a presença dos seguintes artistas:

PHARRELL WILLIAMS
LENNY KRAVITZ
MACY GRAY
XUXA
O RAPPA
MARCELO D2
JORGE BEN JOR
JOTA QUEST
VANESSA DA MATTA
MV BILL


Mais informações sobre o evento encontra-se nos sites da Live Earth e WWF



terça-feira, 26 de junho de 2007

Ausência de valores

O Rio de Janeiro, diariamente, vive um caso seríssimo de segurança pública a olhos vistos, o tempo todo, em qualquer lugar. Poderíamos nem nos importar com o mais recente caso dos ditos "pitboys" que agrediram injustificadamente uma jovem cidadã. Nem mesmo nos escandalizaríamos com mais duas jovens, de classe média, estudantes de direito, que foram pegas furtando roupas num famoso shopping da Barra da Tijuca ontem a noite. Mas a sociedade pensante se pergunta: o que está havendo? De um lado a violência anormal das grandes cidades: tráfico de drogas, homicidios, comunidades recuadas, enfim, mas acontece aqui um pouco mais, acontece acolá um pouco menos. Acabamos por nos acostumar com o que não deveríamos nos acostumar.

Mas o que dizer quando, mais uma vez, vemos jovens, na flor da idade, cometerem atrocidades injustificáveis, independente da classe social em que são classificados na pirâmide social. Alguém lembra dos casos Daniela Perez, Indio Galdino, da cadelinha Preta, dos jovens pedófilos? Entre tantos outros casos que ganham a notoriedade da midia, ou não.

Está faltando equilibrio familiar, maior participação dos pais na vida dos filhos. Nesse ponto eu concordo plenamente com o pai da Sirlei, a mais recente vítima dos pitboys cariocas, quando ele disse aos reportéres que "os jovens de hoje têm muita mordomia, liberdade. Os pais devem tentar saber o que os filhos fazem fora de casa, depois das 22 h." O que nos choca é a ausência de moral, de valores familiares, o descaso dos pais com o dia-a-dia de seus filhos.



Me compadeço da família desses jovens, pois devem estar passando por uma crise moral indescritivel. Devem estar no desespero se perguntando onde foi que erraram. Mas agora? Será que adianta se perguntar? O pai de um dos acusados, no alto de seu desespero paternal declarou que achava injusto a prisão dos jovens e pedia que não fossem tratados como outros bandidos, pois eram primários e estudantes e que fora apenas um deslize na vida deles. Sinceramente, acredito que esse pai desesperado saiba o que acontece, na vida prisional, com quem comete esses "deslizes". Talvez seja esse o motivo de seus comentários desesperados. Mas e se fosse ao contrário? Será que esse pai pensaria da mesma forma?

"É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais".
Coelho Neto

Não me arriscarei na aplicabilidade da pena no caso desses jovens, mas o pouco que conheço de direito penal e processual penal, podem ter a certeza, esses jovens cariocas agressores irão passar maus bocados até serem beneficiados por alguma atenuante (não consegui visualizar nenhuma), pela primariedade ou pelo beneficio da liberdade provisória após cumprido 1/3 da pena, além do que, há uma grande chance de sofrerem um belo processo na área civilista. Dura lex, sed lex - deveria ser para todos, sem distinção. Espero que sirva de lição para tantos outros jovens, bem como, para que famílias não esqueçam que há algo de muito errado dentro do âmbito familiar e que ainda há ainda tempo de se resgatar valores.

Não me recordo o caso, mas jamais esquecerei de uma mãe desesperada, enquanto na delegacia, dava uma bela surra no filho, na frente dos policiais e dos reporteres. E do pai, de um dos algozes de João Hélio que denunciou o próprio filho. Corta-se a própria carne, mas mesmo tardiamente ainda luta-se pelo amor dedicado, pelos valores de dignidade, de moral, de indole que foram passados ao longo de uma criação.

"É, em grande parte, no seio das família que se prepara o destino das nações"
Papa Leão XIII


segunda-feira, 25 de junho de 2007

Há algo além de mim...

Muitas pessoas me perguntam o porque mantenho esses tipos de fotos no meu orkutinho. Normalmente, respondo dizendo que são fotos que me fazem relembrar que sempre tenho que andar descalça em vez de constantes saltos altos, e que há algo muito mais importante para me preocupar do que manter um album bonitinho no Orkut. Essas fotos sempre me fazem pensar que há um mundo real que realmente precisa muito de todos nós...e sempre vai precisar.


"Você não pode saber o significado de sua vida até que esteja conectado ao poder que o criou"
(Shri Mataji)


O OPOSTO DO AMOR NÃO É ÓDIO MAS A INDIFERENÇA
(ÉRICO VERISSIMO)



Ama a teu próximo como a ti mesmo
(Jesus Cristo)



Tudo o que vive é teu próximo
(Gandhi)


Não sei quem são os autores das montagens, mas quem quer que sejam, saibam que há sempre alguém que me pergunta: posso pegar uma foto do teu album? E quando vou verificar qual foto utilizaram, sempre vejo que não é a mais bonita, mas sim a mais significativa, àquela que vai fazer a diferença. Até hoje são as fotos que nunca saem daquele espaço pessoal que um dia me procurou. Todas mudam, incluem umas, saem outras...mas essas estarão sempre por lá. Inclusive no meu album.

domingo, 24 de junho de 2007

Despertar




Recentemente disse nos comentários de um blog que "as folhas que caem das árvores no outono normalmente está preparando a natureza para o milagre da primavera". Se não disse isso, então, eu disse mais ou menos isso. Mas o que importa é que fiquei com essa frase na cabeça por vários dias. E achei que algo estava realmente faltando no contexto. Descobri que havia "assassinado o inverno".

Mas qual a importância do inverno? Ah...depois de ver muitas noites estreladas, belas noites por sinal, descobri que as noites de inverno são as mais belas, de céu límpido e estrelado. Todas as estrelas parecem despontar no céu durante o inverno.

Somos tão parecidos com a natureza, pena que não aprendemos a lê-la, pois nunca estamos em comunhão com seus ensinamentos. O inverno é um período de hibernação, de recolhimento que a fauna e a flora têm e precisam para que uma nova etapa seja reiniciada. Nós também temos nossos invernos pessoais e é necessário tê-los para que estejamos mais fortalecidos e prontos para um novo despertar. O nosso despertar.

Ao final descobri que não "assassinei o inverno", afinal, ele estará sempre aguardando dentro de nós o momento exato de nossa hibernação.


"... Cada semente aguarda ansiosa até a total expressão de sua natureza e aproveita para pôr em prática a sua capacidade para se transformar num carvalho..." (Rachel Naomi Remen)

Meu amigo em Salvador

Um amigo está desembarcando em Salvador/BA e me pediu dicas. Pronto, desandei a falar da capital baiana em poucas linhas. Não deixe disso, não deixe daquilo, vá aqui e acolá. Mas só não faça como a uma amiga, foi em Salvador e não saiu da Barra. Fala sério! Ela não foi à Salvador, ela passou por Salvador.

Nunca fui no carnaval em Salvador, não curto o perido de carnaval na cidade. Sou mais Alceu, as virgens e o Galo da Madrugada, nas minhas lindas Récife e Ólinda (assim mesmo com acento agudo para imitar o sotaque da terra de painho). Acho um tumulto só o período de carnaval em Salvador. Mas Salvador é Salvador em qualquer época do ano, pois a cidade, culturalmente falando, é riquissima em qualquer estação. Da fotografia no farol da Barra, passando pela compra de pulseiras do Senhor do Bonfim, dando uma chegadinha nos ensaios do Olodum, é um pecado não conhecer Salvador e o seu povo que não nasce - estréia. Antes de partir dessa para melhor, não deixem de ir à Salvador, passem no Rio Vermelho, peçam a proteção da Iemanjá e sigam em direção ao mercado modelo para fazer comprinhas.

Se o Marcos for um cara esperto, ainda vai pegar o carro e conhecer o Projeto Tamar na Praia do Forte e de quebra ainda dar uma passada em Arembepe. Que maravilha pisar no templo da cultura hippie dos anos 70!

Ir à Salvador é uma excelente pedida para as férias no meio do ano, ou melhor qualquer férias, qualquer feriado prolongado. Corre-se o risco de chover um pouco, pois no inverno é um período de chuvas no Nordeste, mas e daí? Alguém encolhe se chover? E além do mais, o clima está tão doido que pode-se dar a sorte de ter um inverno nada chuvoso, ou como é de praxe em algumas cidades do Nordeste - sol durante o dia e chuvinha final da tarde.

- Mas Beth, estava pensando em ver o Pan no RJ. Você estará em casa? Posso ficar hospedado por ai?

- PAN? Eu? No RJ? ... esquece! Eu heim! Torcerei a distância. A casa é toda sua, mas deixe o dinheiro da faxineira debaixo da televisão ok?

Viajar é cultura

Um dos meus maiores prazeres é ligar o carro e pegar a estrada. Nem que seja para resolver pepinos da casa de praia, como foi dessa vez. Mas o simples fato de sair por uns dias é um prazer imensurável. Dia desses levei um amigo para conhecer o roteiro das antigas fazendas de café da antiga estrada Rio-São Paulo. Ele pirou na batatinha. Entrar naqueles casarões onde o assoalho nunca foi trocado e que range a cada pisar, ou sentir a energia das intocáveis antigas senzalas. Ele me disse extasiado que não dava para apagar nossa história e pediu perdão ao segurar nas mãos os grilhões que algum dia escravizou alguma alma. Achei aquelas palavras tão lindas, até chorei.

O que mais gosto mesmo é de descobrir coisas novas em lugares antes já pisados por mim. Na minha recente viagem à São Tomé das Letras/MG, apenas uma coisa me fascinou realmente, afinal, são mais de 15 anos frequentando àquelas terras. Mas a procissão de Corpus Christi me pegou de jeito e me fez parar para observar. Bem, não a procissão propriamente dita, mas a forma como os moradores a recebem. Não haviam tapetes de sal, nem grandes cantorias, mas havia algo que nunca tinha visto e que deve ser próprio de cidades interioranas - me corrijam se estiver errada. Nas ruas onde a procissão passaria, as casas enfeitam suas janelas e varandas com panos brancos. Onde há varandas também se colocam flores vermelhas, brancas e uma imagem sacra. As casas se enfeitam para receber alegremente a procissão que iria passar e todos os pequenos oratórios da cidade estavam abertos e enfeitados. Eu fiquei encantada com isso, nunca tinha visto coisa tão linda que simboliza não tão somente a fé, mas também uma cultura própria daquela cidade tão acostumada com o sincretismo de seus visitantes.

Estamos em épocas de festas juninas. Estou me lembrando que me devo há bons longos anos uma visita à Campina Grande/PB e Caruaru/PE, onde ainda imperam os vestidos de chita, laçinhos no cabelo e dança-se ao som do baião de Luiz Gonzaga. Lamento à época em que morei em Recife não ter curtido o trem do forró, parece que ele não existe mais, foi o que me disseram. Adoraria ter pego esse trem - de Recife à Caruaru - era só forró. Preferi ficar longe dos festejos juninos, na belissima Ilha de Itamaracá. Se soubesse que não haveria mais oportunidade de pegar o trem, com certeza não teria perdido a viagem. Mas ele realmente acabou?

Andando ontem a noite por algumas festas juninas organizadas por igrejas locais, pude perceber, que ainda resta um cadinho de bom senso junino. Festa junina com samba, axé e funk - é totalmente bizarro, fora de propósito. Mas nessas festas em que fui, ouvi muito Luiz Gonzaga, Nando Cordel, Elba Ramalho, Alceu Valença...fora a dança das quadrilhas que é tudo de muito bom de ouvir e de se ver. E as comidas? Tapioca, curau de milho verde, pamonha...eu adoro, me perco no máximo de minha gula.

Ainda bem que há cidades e pessoas que lutam para preservar a cultura de sua região, ou divulgar cultura de outras regiões. Isso é muito legal e sempre dá vontade de voltar ou de dar uma chegadinha para conhecer. Por falar nisso, preciso saber quando é a festa de Garantido e Caprichoso. Mas deve ser uma viagem porreta de cara. Tem coisas que não dá para fazer de sopetão, o jeito é me organizar para poder ir na festa de Parintins.

E como hoje é dia de São João...

- Olha a chuva!
- É mentiiiiiiiiiiiira!





quarta-feira, 20 de junho de 2007

Desconcentrada


"Às vezes, uma ferida é o lugar onde encontramos vida pela primeira vez. Para isso precisamos perceber o seu poder e entender os caminhos. A ferida pode trazer uma sabedoria capaz de nos fazer viver melhor, permitindo que tenhamos uma visão mais verdadeira de nós mesmos e da vida." (Rachel Naomi Remen)

Mais uma vez o folhear em "As Bençãos do Meu Avô" me tira a concentração do que iria escrever. Bem, é que o meu eterno próximo texto comunga com um pequena frase contida em um dos capitulo do livro de Rachel e procurando a tal frase, o tal capítulo, acabei reencontrando outra mensagem linda. Pronto! Já era o meu textinho. Mas depois escreverei, neste momento desconcentrei e amanhã viajo logo cedinho - ausentarei-me uns dias, vou cuidar das minhas feridas. Afinal, quem não as tem?


Primórdios

Tarefa concluida. Ufa!

Bem, tenho um outro blog, mas é tipo assim um blog meio cafoninha. Já até me elogiaram, já tentaram me decifrar, viajaram na maionese, mas deixei ele quietinho até então. Não quero falar muito dele por aqui, mas está linkado na coluna lateral em Rosa dos Ventos e está nos sites onde deixamos nossos blogs cadastrados e quem quiser que vá lá visitar. Além de textos inéditos, resolvi copiar daqui e colocar lá alguns textos que havia feito, pois agora esses textos encontraram seu próprio espaço. E nesse copia e cola, inevitavelmente, acabei me relendo por aqui. E isso é interessante, como auto-critica, como crescimento, já que, num belo sábado de carnaval, véspera de uma viagem, resolvi criar um blog. Só resolvi divulgá-lo depois da centéssima visita e fiquei super feliz quando o sitemeter virou nos cem, pois me senti mais segura.

E agora estou lendo os primórdios das vaquinhas. Estou me amarrando nisso. Acho que vou ler os primórdios de todo mundo. A apresentação inicial, os primeiros textos, sempre tem um Q de: será que alguém vai me ler?

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Ontem, no orkut, recebi a visita de um menino que no alto de seus 12 anos resolveu criar seu blog - Cães, Gatos e Cia e pediu para que eu visitasse e comentasse. Que lindo, ver um blog começando, as expectativas do menino. Torço por ele e por sua defesa no amor aos animais. E é claro que não faltaram certas dicas iniciais, principalmente: divulgue e participe de outros blogs.

É...e lá se vão quatro meses. Passa rápido. Quando este blog estiver para completar um ano vou colocar àqueles widgets de aniversário, acho meio bizarro, mas é tão bonitinho e ainda coloco música da Xuxa.


terça-feira, 19 de junho de 2007

Tudo nos ensina....


Essa madrugada, ao fazer o "meme" que me foi passado pela Juli, do Sorrisos e Lágrimas tive a oportunidade de sentar em frente à minha bibliotequinha particular e rever alguns títulos os quais fazia tempo que não manuseava. E mais do que comprar novas obras, eu adoro reler o que já possuo.

E um dos títulos que mais gosto, foi um que ganhei de presente de aniversário de uma grande amiga. Aliás esse ano ela me deu outro maravilhoso, mas não consigo atingir o propósito do livro - ler um capítulo por dia, afinal, sou dispersa demais para ler um capitulo diariamente. Sei que o autor não vai saber que não estou lendo um capitulo por dia, mas quem mandou ele colocar isso na introdução? Pronto! Tenho que ser obediente ao autor, mas é difícil. É o meu livro de cabeçeira que nunca termino de ler.

Mas para atingir o objetivo proposto pela Juli, acabei reencontrando "As Bençãos do Meu Avô", de Rachel Naomi Remen, da Editora Sextante. Só não o indiquei, pois toda vez que vou comprá-lo para dar de presente, ele sempre está com edição esgotada e nunca tem uma data prevista para retornar às prateleiras.

Estava aqui pronta para postar algo quando resolvo abrir o livro aleatóriamente, em qualquer página dele, tipo folheando, acabei lendo um trecho que veio de encontro com o texto que eu iria colocar no lugar deste. Enfim, estava pronta para digitar mais uma das minha percepções quando vejo que o universo comunga com nossos pensamentos. Mas parei e li o capitulo inteiro e logo de cara, nas primeiras linhas, Rachel fala de algo que já comentei abaixo em Amar é... e mais uma vez as palavras se encontram, os pensamentos comungam e tudo vira uma energia só. A nossa energia. E quer mais uma prova? O título do capítulo tem tudo a ver com o livro de cabeçeira que está aguardando que uma certa menina seja mais centrada e se proponha a ler seus capitulos diariamente. Eu tinha que largar o livro em cima da mesa, olhar para ele, abrí-lo, folheá-lo, lê-lo, para relembrar que há outro tão lindo quanto me aguardando. Tudo nos ensina.

Me sinto super iluminada quando percebo essas sincronias vindas do universo, pois nem sempre a gente percebe os sinais. Qual o sinal? Não sei, tem que começar a caminhada para saber.

"A vida oferece sua sabedoria com generosidade. Tudo nos ensina. Nem todos aprendem. A vida nos pede o mesmo que nos era exigido nas salas de aula: "Acorde", "Preste atenção". Mas prestar atenção não é algo simples. É preciso que não nos deixemos distrair por expectativas, experiências passadas, rótulos e máscaras. Não podemos tirar conclusões precipitadas. A sabedoria alcança mais facilmente àqueles que tem coragem de abraçar a vida e que se dispõe a esperar sem saber, algumas vezes por um longo tempo. Pode ser preciso sofrer. Porém, no final, seremos muito mais do que éramos quado começamos. Existe a semente de uma plenitude maior em cada um de nós." (Rachel Naomi Remen *)


* Rachel, é medica e conselheira de pacientes terminais e de doenças crônicas há mais de 20 anos. No livro Rachel aplica os ensinamentos judaicos no dia-a-dia com seus pacientes, ensinamentos estes transmitidios por seu avô, rabino e grande estudioso da cabala.




Batata Quentissima

Esse "meme" (só descobri o que era "meme" a pouco tempo e até agora não entendi bulufas) que me foi repassado pela menina do Sorriso e Lágrimas é realmente uma batata quentissima, mas diria também, um desafio prazerossíssimo de se fazer.

Bem, consiste em indicar cinco livros que tenham sido referenciais de alguma forma e ainda qual ou quais estão disponíveis na mercado literário. Acho (com todos os achismos possíveis) que foi isso que entendi. Mas deixarei bem claro que já li e reli todos os que vou referenciar. E ainda tem que dizer quais obras você está lendo atualmente.

""""" O meme tem que ser postado dentro dos blogs indicados. (mas o que é meme?) """"""

Minha lista consiste no seguinte, como referencial de alguma forma:

1 - Os Maias, de Eça de Queiroz
2 - O Príncipe, de Maquiavel
3 - Os Miseráveis, de Vitor Hugo
4 - O Pequeno Principe, de Antoine de Saint-Exupéry
5 - Romeu e Julieta, de William Shakespeare


Atualmente estou relendo:

- Capitães de Areia, de Jorge Amado
- Obra Juridica, de Aristoteles (da Coleção Fundamentos do Direito, da Icone Editora)
- A Luta pelo Direito, de Rudolf Von Ihering


Repassando a batata quente aos donos dos respectivos blogs:

1- Pensamento de Eu e Ela

2 - Somos todas umas vacas

3 - Sinceros Receios

4 - Pequenos Capitulos de Uma Verdade

5 - Vertente



Sabia que algo de bom ia sair nesse desafio. Olhar para minha biblioteca e sentir falta de vários livros meus que esses &*$#%@&* pegam, ou pedem emprestado e não devolvem. Que saco! Ô bando de caras-de-pau podem devolvendo meus livros.

domingo, 17 de junho de 2007

Amar é ....


Durante minha viagem meu amigo querido disse que estava cansado de ser só, queria ter alguém, uma namorada do lado dele, alguém que ele amasse de verdade. Ah! Ele está carente de amor. Bem, eu e minha outra amiga comunhamos na nossa opinião e falamos que tudo tem sua hora certa, seu momento exato de acontecer. Para que pressa no alto de seus 20 e poucos anos? - perguntamos. Viva, aproveite e curta cada momento...você está recomeçando e todo recomeço tem um preço, talvez uma boa caminhada nas areias movediças da solidão, na verdade, seja um fortalecimento de seus alicerces como homem, como futuro marido, como pai. E finalizamos dizendo que ele seria um marido sonhado e um pai incondicional. Foi bom ver o brilho molhado nos olhos e o sorriso de menino no rosto de nosso amigo que ao final acordava com nossa intuição sobre o seu destino.

Em tão poucas horas li tanto sobre amor, amores alheios, amores errados, amores sonhados, amores desejados, amores vãos...simplesmente amor. Tantas estórias ricas de sentimentos.

Amor, paixões, desiluções, recomeços, dúvidas, medos, decisões...e alguém, um corajoso alguém, em algum lugar gritou, se libertou e caminha solitariamente em direção a algo que conhecemos pelo nome de felicidade. Onde está? Quem sabe? Mas haverá sempre um alguém seguindo esse caminho e se descobrindo nele. Sabe Adão, a mesma crônica que você escreveu também aconteceu por aqui. Um dia, alguém me ligou de madrugada, só para contar essa mesma estória. O cara esperou a formatura da filha, terminada a festa, ele foi calmamente para casa, arrumou as malas e foi embora. Missão cumprida, vou ser feliz - ele disse. Tá vendo? Tudo sempre se repete, em algum lugar, com outro alguém.

Alguns, não tardiamente, decidiram seguir o caminho sem volta...nunca é tarde. Outros, estão no meio termo, perdidos, tolhidos, ansiosos para partir, ainda aguardando debaixo de chuva o táxi que demora a passar. E há àqueles que ainda suspiram por mudanças, faltando coragem para dar um primeiro passo.

Ei! o telefone toca. Vai atender.
Ei! tem alguém esperando tua ligação, então, vai dizer o que você quer dizer, o que você sempre quis dizer, acho que vai ter alguém que vai querer ouvir.

É muito fácil ser feliz, nem sempre o primeiro passo vem acompanhado de grandes alegrias, geralmente vem com dor, com sofrimento, com tristeza, mas mesmo assim, é fácil. Dá medo? E quem disse que não dá? Mas não custa tentar!

.....
........
...........

Só esqueci de dizer uma coisa: não esquece àquela frase feita. "A felicidade está, na verdade, dentro de você". O resto é consequência dessa linda descoberta. Portanto, não responsabilize ninguém por sua felicidade, pois é um fardo pesado demais para quem a gente ama carregar nas costas. O elixir do amor? É você...


Destaque Cupido Fonte de Amor

O queridissimo Oscar, do blog by Osc@ar Luiz, outorgou-me o selo "Destaque Cupido Fonte de Amor", um prêmio, segundo as palavras de Oscar, aos espaços que enaltecem o amor em seus respectivos conteúdos. Oscar, muitissimo obrigada por suas lindas palavras e por tamanha sensibilidade que eu mesma não ouso em ter comigo mesma. É muito legal ter esses feedbacks´s, tenha absoluta certeza disso.

Bem, segundo a regra - como diria meu sobrinho, que vou quebrar neste momento, teria que repassar esse selo para dez outros blogs, mas não irei indicar os dez, pois acredito que de uma forma ou de outra todos enaltecem o amor de forma sublime, até mesmo dentro de uma grande piada, ou crítica que beira ao sarcasmo. Tenho a certeza de que alguns não irão colocar, haja vista, não caber dentro dos seus layouts esses tipos de figuras, mas tão somente textos. Mas de qualquer forma irei indicá-los devido ao conteúdo belissimo que possuem e que já me fizeram ficar horas admirando belas palavras. E àqueles que aceitarem é só colar e copiar no espaço devido.

Oscar, mais uma vez obrigada. Sorte e Sucesso.


Destaque Cupido Fonte do Amor


Claudya e Adão !


Essa semana tive duas gratas surpresas vindas da net, mais especificamente, vindas dos cadastros que a gente faz por ai para divulgar o nosso espaço. Um deles foi o espaço da Claudya - Blog Memories. Menina que te dá a vara e ensina a pescar. Um dos blogs mais interessantes que conheci no que se refere a dicas de como dar um "up" no layout de nossos espaços virtuais. Sem falar que a Claudya é a prestatividade em pessoa. Até fez um selo para mim e me ensinou uns códigos que até agora não entendi bulufas, mas chego lá aos poucos. Ô menina! Obrigada e espero que você continue assim, tipo assim, super do bem e ajudando os desesperados e curiosos blogueros.

Outra grande surpresa foi o Adão, do Adão Braga. Conectado! Esse rapaz me encontrou no meu outro espaço, onde me enveredo nas veias da poesia, e resolveu me interpretar. Ele bem que tentou de forma sublime, me mandou por e-mail sua interpretação de cada suspiro meu. Ah! mas eu avisei que não adianta tentar me decifrar. Errou? Acertou? Hum...quem sabe? Mas é interessante, pelo menos para mim, ter outra visão das coisas que escrevo. É claro que todos os poemas tem um fundo emotivo, um alguém em especial, ou um momento vivido, as vezes puramente imaginativo...ou não! Quem sabe? Mas é interessante encontrar um leitor com tanta percepção intuitiva, participativo e interpretativo como o Adão, além do que, o rapaz tem um espaço que é muito gosto de parar para ler. O menino escreve muito bem. Fiquei, particularmente, encantada com as crônicas dele.

Aos dois - Claudya e Adão, meu muitissimo obrigada. Sucesso e sorte para ambos.

sábado, 16 de junho de 2007

De Parati para o Mundo - FLIP


De 04 à 08 de julho, vai começar a FLIP - Feira Literária Internacional de Paraty.

Já fazem uns dois anos que não dou uma chegadinha em Paraty, para acompanhar esse belissimo evento. Mas para quem não conhece é uma dica imperdível, não só pela beleza da cidade e de toda a região, mas também e principalmente pelo próprio evento que esse ano estará homenageando Nelson Rodrigues.

Uma dica turística é conhecer Cunha (e suas famosas cachaças de alambique), Trindade (fujam dos borrachudos) e a noite de Paraty é tudo o que há de muito lindo para se viver. Quem puder, não perca. Aliás, é imperdível, no entanto, esse ano não irei novamente. Que peninha!

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Odin

Foto: AFP

Essa foto foi publicada hoje no portal G1 - da globo.com, mas já conhecia outras tantas fotos do tigrezinho publicadas em albuns virtuais e sites. O nome dele é Odin, tem 5 anos, é um tigre-de-bengala, do tipo branco e de olhos azuis, é considerado mutante por ter essa característica. O bichano faz parte de um showzinho no Six Flags Discovery Kingdom, em Vallejo, na Califórnia/EUA, onde, jogam a carne e o bichinho mergulha na piscina servindo de espetáculo para os turistas bobões e suas nervosas máquinas fotográficas. Mas vou confessar que toda vez que vejo essa foto tenho a impressão de que qualquer dia Odin vai quebrar esse vidro e um monte de idiotas sairão correndo. Tudo bem, viajei na maionese, mas com certeza não gostaria de ser expectadora de nenhuma forma de cativeiro com fins lucrativos, com a desculpa de preservação da espécie que encontra-se em extinção.

Só para constar, pois pesquisei, é claro - Odin, era o maior Deus Viking.

Foto: AFP



Na madruga

Resolvi retirar um bate-papo dos comentários e jogar no post. Quando comento ou por aqui, ou nos blogs dos vizinhos, tem horas que me acho uma insana, ora uma grande palhaça, as vezes meio "cabeção", no minimo centrada, na maioria das vezes viajando na maionese. Preciso de um analista urgente, isto é, preciso de um novo feriado. Abre "aspas"... eu me esbaldo no espaço das famosas vaquinhas, lá eu me solto, acho que surto, toda vez que comento algo lá, enquanto digito, estou caindo na gargalhada. Nossa, os posts são interessantíssimos, papo ultra-cabeça de mulher moderna, mas não adianta, se eu entrar no blog das vacas, eu acabo me travestindo na própria vaca malhada e saio distribuindo muuuuuuuuuu prá tudo quanto é lado. Qualquer dia elas me expulsam de lá.

Mas a Thiane fez um comentário em "Meu Tempo Infinito" que achei uma gracinha e que me fez parar e pensar. "Ai Jesus - temo quando isto acontece".

Thiane = Entendo sua paixão pelo blog. Me sinto assim tb, fazendo amigos incríveis e que preciso visitar sempre. Recebendo palavras carinhosas que me deixam com sorriso na cara. Vamos blogar pra sempre! Beijos

Euzinha = Pois é Thiane....quando a gente se propõe a ter um espaço como este, na verdade, a gente está se dividindo, se doando, permitindo que outros entrem no nosso espaço virtual que na verdade é um espaço bem real, pois transmite o que pensamos, sentimos, vivemos. E essa troca é punk. A gente lê os outros e deixa que os outros nos leiam. São almas trocando energia, é crescimento pessoal, é mudança. Imagina quantas e quantas pessoas já não passaram no nosso espaço e resolveram parar para pensar. Um simples pensar, raciocionar, se colocar no lugar dessas breves linhas...é pura transformação.

Só espero que ninguém tenha se matado ... kkkkkkkkk



Pois é...vou dormir!!!

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Meu Tempo Infinito

(foto tirada na varanda da pousada em São Tomé das Letras/MG)


O dia se despedindo, abrindo passagem para o mistério da noite.
Este é meu tempo infinito.
A certeza no findar de mais um dia.
A incerteza de haver um amanhã.

Um monte de coisinhas.

Que saudade do meu bloguinho! Esses dias foram deliciosamente impares, mas deu uma baita vontade de postar algo, qualquer coisa. É bom retonar...para casa, para o blog, para os braços de alguém, para o dia-a-dia as vezes nada simpático. É bom retonar para depois poder fugir no próximo feriado, final-de-semana, amanhã...

Cheguei de viagem e a banda larga estava em curto. Ô abençoado e conhecidíssimo técnico da famigerada Telemar que tudo resolve. Definitivamente não tenho paciência para lan´s e o seu tic tac corta tesão de qualquer mente criativa. Como ser criativa com o relógio do tempo avisando que seu tempo está acabando? E a internet discada? Nossa...ninguém merece essa lentidão, principalmente quando se tem em mãos o "lápis topeira" ou como diz o festivo amigo - o bendito última geração "lápis tópis". Última geração? O dele não é mesmo? Mais veloz que meus pensamentos divagantes, pois o meu é um "lápis topeira".

Libertei-me. Vou poetizar um cadinho no meu outro espaço, depois coloco algo aqui. Aliás já estou colocando algo. Mas vou atualizar meu álbum da trip, vou ao banco, no mercado, agitar mais uma excursão de compras, ir no médico, na faculdade. Ahhh...quando é mesmo o próximo feriado?

Como foram de feriado? Dia dos namorados? Compraram e ganharam presentes? Já viraram o Santo Antônio de cabeça prá baixo? Ahhhhhhh...a última vez que virei o meu Toinho consegui um namorado...ele queria até casar, mas era um chato. Mas realmente Toinho não falha. Quer namorar? Então toma um maluco na tua vida, me disse Toinho. Eu hein! Nunca mais brinco com Toinho. Até devolvi o menino Jesus Cristinho para seus braços. Nem de longe quero confusão com Toinho. Chega de gente doida.

São Tomé das Letras continua a mesma que faz jus ao nome. Tem que ver para crer! Foram dias adoráveis. Deu para descansar de mim mesma. Mas isso é outro assunto que depois coloco aqui.

Tchauzinho crianças!!!

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Tempo Infinito


O Centro Cultura Banco do Brasil, vai realizar no dia 20 de junho, no Rio de Janeiro, mesa redonda intitulada: O tempo infinito na fotografia, para discutir o conceito de felicidade na cultura ocidental e o que representa o instante, uma parcela tão pequena do tempo, tornada possível através da fotografia.

Pois bem, como sou apaixonada por fotografias, então, resolvi criar um novo desafio para meus amigos. Falar através de seus blogs, colocando uma ilustração, do seu tempo infinito registrado através da fotografia. Pode ser algo pessoal, pode ser algo do mundo, não importa, o que importa é além de interagir, a sua percepção pessoal de vida, de tempo, momento perpetuado. Depois, vai ter que escolher quantos blogueiros você quiser e repassar a mesma tarefa.

Convido para participar os seguintes blogueiros:

- As "famosas vaquinhas" DM e AP.
- Sarah, do seu Eu e Ela
- Icaro Estrela, do seu Dossiê das Asas
- Kaká, do seu Enquanto na Terra
- Oscar, do seu Flainando na Web
- Luciana, do seu Mensagens para o Coração
- Fernanda, do seu Mãe e Muito Mais
- Rods, e o seu Redundâncias
- Sonhador, e o seu Mais do que palavras...um ombro amigo

Bem, como tive que visitar um por um para poder linkar todos, então abre " aspas" - Fernanda migaaaaaaaaaa .... estou passada !!!! - Lixo no Everest?

BOM FERIADO ... FUI !!!

Ponto de Partida

Espero antes de terminar esse texto, já tenha pensando no título e na ilustração que escolherei para ilustrá-los. Sim, sempre gostei de fotos, retratos, quadros, telas, gosto de arte que fala por si, por todos, não necessita da escrita para dizer a que veio.

Que madrugada infernal, como é dificil retornar. Como assim? Retornar? É, o caminho de volta sempre é complicado, seja para o filho pródigo biblíco, seja para qualquer um. Retornar sempre é complicado; voltar ao ponto de partida, de onde tudo começou. As vezes precisamos voltar, retomar nossas raizes, talvez, para consertar algo de errado, para suprir lacunas, para recomeçar, ou simplesmente para tomar um banho, jantar e dormir.

Sou guia e agente de turismo, mas não exerço mais, me enveredei pelas teias do Direito e é nele que quero ad eternum permanecer. Talvez, na minha monografia, consiga colocar em tese minhas duas paixões: o turismo e o Direito.No entanto, minha doce mãezinha ainda o é, uma excelente guia de turismo que exerce sua função já uns vinte anos. Mas a maluquete da mamãe não é uma guia convencional, é guia de compras. Daquelas que leva seus clientes lojistas e sacoleiros para cidades enlouquecidas pelo vil metal, onde o produto final é destinado às consumidoras contumazes, assim como euzinha. Acessórios? Belo Horizonte (tem uma feirinha ótima dia de domingo). Jeans, roupa social, muambinhas? São Paulo (O Brás e o Bom Retiro é uma perdição). Sapatos? Franca (é tudo de muito bom). Lã, linha, roupitas de frio (Monte Sião e Jacutinga). Lingerie? (Friburgo). Roupas de cama e banho? Ibitinga (é tudo o que há). Nossa! Pelo menos na região sudeste conheço tudos os segredos das consumidoras enlouquecidas.

Ontem, eram duas excursões, uma voltando e outra indo. E fui lá ajudar nesse troca-troca de ônibus, passageiros, caixas, stress, puro stress. Precisava deixar o pessoal que estava vindo de São Paulo no seu ponto de partida, eles retornariam ao seu ponto de partida repletos, desta vez, com seus sonhos de um futuro mais promissor, afinal, o amanhã seria de novos preços, vendas e compradores de suas mercadorias. Mas como é dificil retornar quando estamos no Rio de Janeiro. Depois de muito tempo e com todas as afirmativas de que são acontecimentos próprios de uma cidade grande, nada me tira da cabeça que o Rio está passando por uma série crise de segurança pública não romantizada por soluções rápidas.

- Me deixa logo ali? Vou pegar um táxi.
passageiro descendo e um som seco ecoa pelo ar, perto dos nossos ouvidos, sombras corriam por uma passarela atras de outras sombras e entre elas, o brilho da morte. Estávamos na Maré.
- Vou ficar perto do ponto de táxi.
meninos maltrapilhos, sujos, drogados, descalços. Meu Deus! você tem o tamanho do meu sobrinho menino - pensei! Eles pareciam advinhar meu pensamento, através do meu olhar. - Tia, você é legal, sorri bonito, vou pertubar àquela dona que tá pegando o táxi. Estávamos na Rodoviária
- Ô motorista! me deixa logo ali, antes da esquina. Não fica muito na esquina que quando pipoca as balas atravessam a pista. Menina bonita, não sai do ônibus que aqui é nossa área.
vidas acostumadas ao dia-a-dia de balas que não são doce, balas que ceivam outras vidas. E a menina bonita ficou escorrengando pela cadeira e olhando para os lados e rezando para que tudo logo se findasse. Estávamos no Jacarezinho.
- Preciso chegar cedo, quando a noite cai temos hora para entrar e tenho que deixar a mercadoria na loja, se duvidar, vou dormir na loja.
o seu retorno estaria no dia seguinte. Ela não se permitia mais olhar a noite, o céu estrelado da noite fria, a lua dos amantes. A noite era sua inimiga.

Obrigada Deus! Voltei ao meu ponto de partida e cada vez mais reflexiva. Por quantas e quantas vezes entrei e sai de lugares que hoje não são mais permitidos sequer chegar perto. Jacarezinho, Maré, Cruzeiro, Grota, Alemão, Urubu, Rocinha, Dona Martha, Nova Brasilia, Nova Holanda...me perdoem, mas não ouso mais como ousava em me divertir nas seus becos e vielas, em entregar passageiros de porta em porta. Não dá mais para compartilhar da calma de teus moradores, de ir nas feijoadas e churrascos oferecidos por amigos que moram em ti.

Aprendi durante anos a dividir com esses passageiros, em especial a galera de compras, o respeito por suas vidas, por suas lutas, por seus carrinhos, por seus fardos sempre pesados. Chegar em casa, para eles, era apenas o inicio de recontar e dar novos preços aos seus futuros sonhos. Hoje, eles torcem para tudo esteja em paz antes que adentrem no seu mundo especial, possam abrir suas lojas no dia seguinte, ou montar suas barracas nas feiras.

Uma excursão se findou, a outra seguiu, amanhã talvez tenha mais...e semana que vem recomeça tudo novamente. Eu sempre digo para eles: Boa Viagem, Boas Compras, Abençoadas Vendas. E que Deus os protejam.

O título? Fluiu naturalmente. Mas não escolhi a ilustração do meu texto...deixa prá lá...isso não é tão importante.

Obrigada Deus por cada retorno ao meu lar. Quisera que todos retornassem.



.......... vou ficar fora do ar uns dias, vou para minha São Tomé das Letras/MG procurar o meu disco voador. Ops, meu amigo Pedro me disse que ET´s são verdes e que se aparecer algum ET vermelho, então, é um maluco gatinho querendo se dar bem. Ahhhhhhh...tá tranquilo. Eu só quero retornar ao meu ponto de partida, carregada de imãs de geladeira, pedras e reenergizada.

Bom Feriado !!!! Carpe Diem!!!


domingo, 3 de junho de 2007

Em tuas ruas...me reencontro.

São Tomé das Letras/MG
Tela de Marilyn Diggs

Estou indo para São Tomé das Letras...

São Tomé
Das letras
Das fantasias
Das montanhas mágicas
Ó...linda terra das Minas Gerais

São Tomé
Das letras nas grutas
Das escritas mal escritas

Dos olhos voltados para o céu
Das palavras benditas

São Tomé
Dos gnomos e duendes

Das fadas e Iara
Do rosto da bruxa na pedra

Dos olhos que enxergam por mim

São Tomé
Dos malucos e chapados
Dos hippies e caretas
Dos cogumelos no pasto

Das letras do poeta Ventania

São Tomé

Da lenda de Chico
Das vozes nas cachoeiras
Das borboletas azuis

Das pedras chutadas no caminho

São Tomé
Das casas e ruas de pedra
Dos meninos descalços
Do céu límpido
Das estrelas cadentes


São Tomé

Das noites frias
Do luau na pirâmide
Do back no cruzeiro
Da cachaça ao som de Raul

São Tomé
Sempre que precisar
Irei me reencontrar em ti.




sexta-feira, 1 de junho de 2007

Projeto Carioquinha


De 01 até 30 de junho os cariocas e fluminenses poderão usufruir do Projeto Carioquinha. Este projeto é interessante, a meu ver, pois possibilita que o morador tenha acesso de forma menos onerosa não só aos pontos turisticos da cidade, mas aos eventos em geral e em tudo o que o Estado possa proporcionar de lazer e cultura, haja vista o projeto estar em outras cidades, tais como Arraial do Cabo, Búzios.

No site há a disponibilidade dos parceiros do projeto bem como a agenda durante esse mês em que ele estará em vigor.

A única crítica é que o projeto veio de encontro a um período de não férias escolares e pela pouca durabilidade dele, apenas 1 mês. Acho que ele deveria ser extendido no mês de julho e no verão.