Quando você recebe um convite e neste convite está referenciando o tipo de traje a ser usado em um evento, deduz-se que no mínimo, é um evento formal.
A primeira reação que você tem é: entrar em pânico! Abre desesperadamente a porta do guarda-roupa e diz: Eu não tenho nada.
Acertei? Calma…relaxa…no stress! Pense sempre que a regra de toda etiqueta, em um evento formal (e deveria ser para todos), é mandar o convite com um mês de antecedência – no mínimo; justamente para que os convidados tenham tempo para os preparativos.
Mas como você não entende nada de etiqueta e nem de cerimoniais, já se descabelou ao ler no convite: “Traje esporte”, “Traje esporte fino”, “Traje passeio completo ou social ”, “Traje a rigor “. E ai veio um ruguinha de interrogação e preocupação.
Mais uma vez, relaxa…pense sempre que “esporte” reporta a algo menos formal e que nada tem haver com roupa esportiva – por favor, nã vá me aparecer num evento, por mais simples que seja, pronta para a próxima maratona do RJ – e que você vive frequentando eventos desses tipos, pois fazem parte do nosso dia a dia em famlia ou com amigos: são confraternizações, almoços, batizados, teatros, reuniões.
Conseguiu visualizar o que é usar um traje esporte ou esporte fino? Então agora vamos para o grande terror da mulherada – o traje a rigor. Para os meninos nem preciso dizer não é mesmo? Smoking, é óbvio! Mas, mais uma vez relaxa! O traje a rigor somente é pedido naqueles eventos onde impera o máximo do formalismo e, a não ser que você seja convidada para a Cerimônia do Oscar – não há muito o que se preocupar. Mas pense sempre em vestidos longos, tecidos nobres, jóias, brilho, bordados, pedrarias, transparências – tudo muito elegantemente harmônico.
Agora, o que dá o nó na cabeça da mulherada fazendo com que muitas percam o tom da elegância é o tal “Traje passeio completo ou social”. Tailleur, seda, crepe, musseline, tafetá, pouco bordado, pérolas, cabelos perfeitos. Um pouco mais, você estaria a Rigor; mas no traje passeio completo ou social você tem a liberdade de usar um longuete, por exemplo.
Então, amiga da minha amiga, com todas as dicas que te dei, o que você estava fazendo naquele evento que pedia traje passeio completo com aquela estola de onça do pantanal e chapéu de palha com flores? – Socorro! Quero meus sais
Regra número 1: Menos, é sempre mais …
7 comentários:
Ou... você não precisa saber isso. Maaaaas, tenha certeza de que temo número do telefone de quem sabe...
facil assim hein?
Adão, é Temo ou Tenho ???
Mas benhê costuma dizer que quando pobre recebe um convite desses fica logo afoito para "arrotar caviar".
Ahhhh mas é legal saber dessas coisas...a gente reclama...mas a gente adora ficar no salto ou na borboleta !!
Beijocas
Beth, voltou :) legal ...
Mas os homens esse "traje isso ou aquilo é fácil " todos parecem uns piguins de geladeira um verdadeiro exercito de pinguins ...
Mas juro que gostaria de colocar uma câmera e um microfone na cabeça de uma mulher e saber tudo que se passa quando recebe um convite desses ...kkkk
bjs
Eu curti.
rs
abraço
auh auh auh auh to me acabando de dar risadas....enfim trabalho com moda e acho essas regras péssimas...não adianta neguinho usar nada que não lhe caiba o corpo e ficar andar tipo manequin envolto em fita crepe...o que é mais importante é ter atitude e segurar a roupa no carão!
bjs
Beth "Lindo Sorriso"!! Você deu aquele sorriso para a perua quando focou a produção, não é? (rs*)
Hoje em dia as pessoas abusam e perderam a compostura. Se não sabem ou estão inseguras, não custa perguntar para quem sabe, mas este seu postezito será de grande valia para as pessoas que fazem pesquisa sobre o assunto. Beijus,
Pior que é assim mesmo,
nesses momentos você acha que o universo conspira contra, hehe.
Mas nessas horas você abraça a máxima:
o importante não é ter
é ter uma amiga com as mesmas medidas que a sua, disposta a te emprestar.
Beijos, Beth!!!
Postar um comentário