quarta-feira, 26 de março de 2008

Todos contra a dengue...

 

O RJTV - 1ª edição divulgou que a partir de amanhã, dia 27 de março, o ônibus da Hemorio estará passando por vários bairros e captando doares de sangue.

Vamos ajudar? Vamos divulgar? Vamos doar? Pode-se ligar para o Hemorio e até pedir para que eles possam ir na sua empresa, na faculdade, no seu bairro. Uma vez, fizemos isso na nossa faculdade. Entramos em contato com o Hemorio e eles foram na instituição captar doares entre os alunos.

Se não estamos conseguindo combater a proliferação do mosquito da dengue, então, vamos tentar salvar as vidas daqueles que estão com dengue hemorrágica. Para transfusão em um adulto, são utilizadas cerca de sete bolsas de plaqueta, ou seja são necessários sete doadores de sangue.

Vejam o site do Hemorio e tirem suas dúvidas sobre essa campanha que será em conjunto com a Rede Globo - RJTV.

Saiba como doar plaquetas

Como conseqüência do surto de dengue, começam a faltar plaquetas nos hospitais do Rio. Saiba como ser solidário com as vítimas da doença.

O Hemorio coleta plaquetas por aférese de 2ª a 6ª feira por meio de um equipamento que permite retirar somente as plaquetas.

Quem precisa de transfusão de plaquetas?
Pacientes em tratamento de doenças hematológicas, como a leucemia e outros tipos de câncer.

Quem pode doar?
As condições básicas para se doar somente plaquetas são as mesmas para quem doa sangue. Assim como na doação de sangue total, não é necessário estar em jejum.

Quais são os riscos para quem doa?
A doação por aférese não faz nenhum mal à saúde e a reposição das plaquetas é feita pelo organismo em 48 horas. Essa rápida restituição permite que a pessoa doe novamente em 72 horas. Todo material empregado é descartável, estéril e individual, não trazendo, portanto, qualquer risco de contaminação.

Quanto tempo leva uma doação por aférese?
Todo o processo dura cerca de 1 hora.

Confira os requisitos básicos para a doação de sangue


Mais informações pelo DISQUE -SANGUE: 0800-2820708 ou no site do Hemorio

 

Fonte: RJTV / Hemorio

9 comentários:

OAlbergueiro disse...

esse nosso paíse as vezes é uma merda...com o perdão da palavra...

Anônimo disse...

É isso aí... população mobilizada.... eu dei um puxão de orelha no povo no meu blog e vejo que vc tah fazendo a sua parte tb....

Vamos lá.. todos contra a dengue.

Bom fds
bjs

Menina do Rio disse...

Pois é, né... Tu sabes que eu já fui picada por esse bicho e não foi fácil. Não sei onde andei que o infeliz me abocanhou e fiquei mal.

O problema é que aqui no Rio existe muita umidade, muita vala, muito descaso, enfim...muito tudo! E ainda falta conscientização; não da mídia e sim, das pessoas que estãose lixando até se tornarem vítimas.

Um beijinho pra ti de boa semana!

Ewaldy Marengo disse...

Oi, Beth, tudo bom?

Sou o Ewaldy do Gerador de Improbabilidade Infinita. Senti falta dos seus comentários por lá...

Estou passando aqui para avisar que o blog deixou de ser no blogspot, agora é http://geradorii.com. Você pode mudar no seu site, please???

Abraçõs e brigadão.

Tatá disse...

OH Beth, tá complicada essa situação aí, hein?
Tenho acompanhado pela TV...maior calamidade.
Espero que tudo se resolva...e logo.
Bjão

Juh Pimentel disse...

To fazendo com vc a mesma coisa que apronto com o Adão: fico um tempão sem vir aqui e qd venho venho quero de uma vez só comentar os posts antigos, rsrs...
Então vamos lá:
Teeeenso essa história da dengue. Doar sangue é o mínimo q podemos fazer mesmo (embora no meu caso sempre me faltou coragem e alguns quilos a mais pra poder faze-lo)...
Comédiao post sobre o "carro astral". Bizarro nada: pra lá de bizarro! Hihihi...
Q texto bacana o "sintam"... é teu??
Ah, só pra comentar: incrível como eu e a Pri (vulgo Lora, ou Galega) conversamos sobre vc e o Adão como se fossem do nosso convívio não-virtual... Rsrs!... Ai ai....
Bem... é isso por hora!
Sumirei e aparecerei assim do nada de novo, rsrs... Bjos!!!

Vinicius disse...

muito bom o post .. se cada um fizer sua parte a gente acaba com o mosquito...

DM disse...

VAQUÉRRIMA !!! COMO SEMPRE ENGAJADA EM CAMPANHAS SOCIAIS DA MAIOR SERIEDADE ... A DENGUE NO RIO TÁ VIRANDO UM CASO DE CALAMIDADE PÚLICA ... POR ISSO CONSCIENTIZAÇÃO E A TOMADA DE PROVIDÊNCIAS ENÉRGICAS SE FAZEM MAIS QUE NECESSÁRIO.... SEU BLOG É SEMPRE ESTIMULADOR DISSO TUDO ...

BOM QUEM SABE OS MÉDICOS GAÚCHOS E TODOS OS OUTROS QUE ESTÃO MANDANDO NÃO MINIMIZEM O PROBLEMA ...

TAVA AUSENTE, POR MOTIVOS DE TRABALHO E MUITOS PRAZOS PARA CUMPRIR COMO VACA ADEVOGADA, VOCÊ DEVE ENTENDER ....


BEIJOS, MATANDO SAUDADES !!!

Unknown disse...

Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),manjericão,tagetes patula,usem seus derivados(desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),deixem viver as criaturinhas,os muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas dágua,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis,armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta(serão 450 ovos que deixam de criar!).Não usem veneno químico, o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.Basta analisar:onde mais se investiu com inseticidas(Pan 2007) é onde mais aumentou casos de dengue. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.
"O uso sem critério do fumacê causa impactos ao meio ambiente, provocando mortes de insetos polinizadores, tais como, abelhas, vespas e borboletas, além dos predadores naturais que exercem a função de controladores das populações de vetores", afirmou.