sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Eu e Adão jogando damas on-line. Briga de Titãs

 

O ADÃO BRAGA fez um post super legal falando de outras tarefinhas que podem ser feitas no msn. Coisas muito além de ficar batendo papo, enviando fotos e arquivos, simplesmente matando saudades de alguém, ou falando da vida alheia. Ele escreveu sobre os joguinhos que existem no msn e meio que transcreveu duas  partidinhas que tivemos num jogo de damas on-line.

1 - Como foi um prazer ver o Adão pedindo arrego no primeiro jogo. Foi quase um orgasmo derrubar o mineiro metido a baiano. Ficar encurralado era tudo o que ele não queria e esperava. Essa primeira partida foi pura estratégia. Dei duas chances para ele desistir do jogo e ele dizia: Nunca. Lutarei até o final. Darei meu sangue. Não darei esse prazer de você me derrotar antes que eu tente. E logo depois pede arrego? tz tz tz tz...é claro, é óbvio que eu queria o sangue dele.  :)

2 - Como fui idiota em entregar o jogo na segunda partida logo nas primeiras jogadas. Era óbvio demais a minha derrota. Ele me encurralou e acabei desistindo do jogo ao ver minha única pedrinha que restou sendo encurralada por 5 damas. Lição: nunca cometa um erro primário diante de um general sedento por vingança.

Enfim, vamos fazer a "nêga" em breve e ver quem é o melhor damista. Mas o Adão é um exclente parceiro de jogo on-line!!!

Acabei colocando o video que ele fez no youtube.  A música que o Adão utilizou no clipe é de uma banda de Jaú - o GARAGEM 69. Não deixem de visitar o site dos meninos que estão arrecandando fundos para consertarem a kombi que os desloca para locais de show. O Vinicios, do Morando Sozinho, é um dos integrantes da banda.

Brincadeiras à parte: o jogo de damas é um excelente jogo para desenvolver concentração, memória e estratégia. Um bom exercício para crianças. Muitos colégios particulares já utilizam jogos como damas e xadrez com o objetivo de buscar o melhor desenvolvimento do alunado.

 

Regras Oficiais do Jogo de Damas

Jogo de Damas: Regras Oficiais

O jogo de damas é praticado em um tabuleiro de 64 casas, claras e escuras. A grande diagonal (escura), deve ficar sempre à esquerda de cada jogador. O objetivo do jogo é imobilizar ou capturar todas as peças do adversário.
O jogo de damas é praticado entre dois parceiros, com 12 pedras brancas de um lado e com 12 pedras pretas de outro lado.
O lance inicial
cabe sempre a quem estiver com as peças brancas. Também joga-se dams em um tabuleiro de 100 casas, com 20 pedras para cada lado - Damas Internacional.
A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez. Quando a pedra atinge a oitava linha do tabuleiro ela é promovida à dama.
A dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela anda para frente e para trás, quantas casas quiser. A dama não pode saltar uma peça da mesma cor.
A captura é obrigatória.

Não existe sopro.

Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser capturadas.
A pedra captura a dama e a dama captura a pedra. Pedra e dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas.
A pedra e a dama podem capturar tanto para frente como para trás, uma ou mais peças
Se no mesmo lance se apresentar mais de um modo de capturar, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças (Lei da Maioria).
A pedra que durante o lance de captura de várias peças, apenas passe por qualquer casa de coroação, sem aí parar, não será promovida à dama.
Na execução do lance do lance de captura, é permitido passar mais de uma vez pela mesma casa vazia, não é permitido capturar duas vezes a mesma peça.

Na execução do lance de captura, não é permitido capturar a mesma peça mais de uma vez e as peças capturadas não podem ser retiradas do tabuleiro antes de completar o lance de captura.

Empate:
Após 20 lances sucessivos de damas, sem captura ou deslocamento de pedra, a partida é declarada empatada.
Finais de:
2 damas contra 2 damas;
2 damas contra uma;
2 damas contra uma dama e uma pedra;
uma dama contra uma dama e uma dama contra uma dama e uma pedra, são declarados empatados após 5 lances.

3 comentários:

Anônimo disse...

gosto é de uma boa partida de xadrez. Já aprendeu a jogar xadrez?

Ricardo Rayol disse...

Eu fui testemunha quase ocular dessa batalha. Eu, eu, eu o adão se deu mal.

Vinicius disse...

Bela partida.. melhor ainda o fundo musical...
mas eu desafio você pra um jogo desses rs... add ae bandagaragem69@hotmail.com