domingo, 16 de maio de 2010

O Gafanhoto Estressado e a Aranha Bem Intencionada

 

Fábula à grega em dois atos.

Personagens: o Gafanhoto Estressado e a Aranha Bem-Intencionada.

Cena um:

Gafanhoto tenta convencer a Aranha de que um colega de trabalho dos dois, o Camaleão, é um hipócrita de carteirinha.

-- Esse Camaleão é um fingido, Aranha. Sempre mudando de cor conforme a ocasião.

-- Mas essa não seria só a natureza dele, Gafanhoto? Ele não foi criado desse jeito?

-- Nada! Antigamente, ele fazia o mesmo que nós, dava duro para levar a vida. Depois, virou esse artista em tempo integral, sempre escondido atrás de disfarces e artimanhas.

-- Mas por que ele faria isso?

-- Para tirar proveito da situação. Ele fica ali, na moita, com aquela cara inofensiva, mas, na primeira oportunidade, abocanha os descuidados.

-- Puxa, é verdade. E eu, que passo horas tecendo a minha teia, no maior capricho...

-- E eu, que fico pulando de um lado para outro sem parar? É por isso que vivo estressado. Se me distraio, o Camaleão solta a língua e me pega.

-- É mesmo. Se você não me abre os oito olhos, eu nunca teria pensado nisso.

-- Porque você é singela e bem-intencionada. Sabe como chama o que o Camaleão está fazendo? Competição desleal no ambiente de trabalho!

-- Faz sentido. Você é um sábio, Gafanhoto.

-- Obrigado, Aranha. Mas o ponto é que não podemos, nunca, confiar no Camaleão.

-- Será que não haveria um jeito de neutralizá-lo? Bom, para nosso benefício mútuo, eu acho que tenho um plano infalível.

-- Tem?

-- Tenho. Escute...

Intervalo: Se os antigos gregos não tivessem inventado as fábulas, a democracia e a filosofia (e, ademais, sacado que a soma do quadrado dos catetos era igual ao quadrado da hipotenusa), ainda assim eles teriam entrado para a história por sua habilidade para criar palavras. Como "hipotenusa". Ou "hipocrisia", termo que significa "abaixo da decisão". Hipócrita, no teatro grego, era a maneira como o povo se referia ao ator que representava sem nunca tomar decisões sobre o texto. E seu talento estava em convencer a platéia de que ele não era ele mesmo, mas sim aquele personagem ali no palco. Milênios se passaram e não surgiu palavra melhor para definir os hipócritas modernos, que continuam tão dissimulados quanto seus ancestrais. A diferença é que os hipócritas evoluíram. Agora, eles criam seus próprios diálogos. Por isso, no palco corporativo, a sobrevivência profissional depende da sensibilidade para identificar os personagens que estão contracenando conosco. O Estressado, que ninguém aprecia muito, pelo menos é sincero ao manifestar seus sentimentos. O que nem sempre é o caso do colega aparentemente bem-intencionado, em quem depositamos toda confiança e para quem abrimos nosso coração.

Cena dois:

O Gafanhoto se aproxima para escutar o plano da Aranha. E se enrosca na teia. Imediatamente, ela o pica e começa a embrulhá-lo para o almoço.

-- O que você está fazendo, Aranha? Nós não somos colegas e parceiros?

-- Não leve a mal, meu caro Gafanhoto, mas essa é a lei aqui da selva: boa intenção é uma coisa e prioridade pessoal é outra...

(MAX GEHRINGER)

 

Fonte: Artigo publicado na Revista VOCÊ SA, com o titulo: O que é Hipocrisia

6 comentários:

Adao Braga disse...

Sobre palavras gregas, comprei e li de William Barkley as principais palavras gregas no Novo Testamento. Tem a explicação de tantas palavras, coisa linda de aprender.

Quanto a parabola, bem, é assim que o mercado de trabalho funciona.

Marcelo disse...

Beth...adorei esse texto do Max...e é bem pertinente para o entendimento humano!

bjs

Ela disse...

E ... de boas intenções apenas, o inferno está cheio diria minha avó.
rs

Adorei o post!

POEIRAS AO VENTO disse...

Oi belo sorriso!!
BETH SHOW!! TENHO SENTIDO SAUDADES DE VOCE!!

prognosticos mundial 2010 disse...

Podemos aprender sempre imenso a partir da historia de uma palavra. Gostei muito da parabola. Desencantadora mas infelizmente muito realista.

Marcelo disse...

Oi kd vc...desistiu de blogar?

bjs