sábado, 16 de janeiro de 2010

O importante é recomeçar

 

"A construção da paz começa no coração das pessoas e tem seu fundamento no amor, que tem suas raízes na gestação e na primeira infância e se transforma em fraternidade e responsabilidade social. A paz é uma conquista coletiva. Tem lugar quando encorajamos as pessoas, quando promovemos os valores culturais e éticos, as atitudes e práticas do bem comum".

(Zilda Arns)

As  situações de tragédia que estamos presenciando deste o final do ano passado, nos atingiram como se fossem socos no estômago. E a situação recente no Haiti internacionalizou nossos sentimentos de pesar, de dor, de horror em tempo real. Mas a dor do povo haitiano não é de agora; talvez ainda tragam na alma a dor de uma ditadura de terror por qual passaram nos idos dos anos 70 e 80 com a familia Duvalier e da qual nunca se recuperaram economicamente e em direitos humanos. E diante de uma tragédia de grandes proporções, só aumenta ainda mais a dor de uma nação.

Mas não temos que nos sentir impotentes diante dessas tragédias. Zilda Arns, uma das vitimas dessa tragédia, mulher que nome significa voluntariado, generosidade, despreendimento e amor deixou em entrevista fornecida ao portal Educacional, ao falar sobre a Pastoral, o seguinte recado ao falar do reconhecimento da Pastoral e o envolvimento de jovens e alunos no trabalho voluntariado:

“… Por exemplo: poderia haver mais estudantes trabalhando com a Pastoral de alguma forma, alfabetizando ou ajudando no Dia do Peso. Estudantes de Direito poderiam auxiliar em pequenas causas, e os de Arquitetura e Urbanismo, ajudar a reordenar as favelas, visitando as comunidades e vendo o que precisa ser feito. A responsabilidade social tem de ser bem planejada para que os alunos gostem e para que se tornem verdadeiras lições de vida….”

A alma de Zilda fechou seu ciclo terreno. O corpo de Zilda está fechando outro ciclo. Mas a história de Zilda, o trabalho de Zilda e a chance que mais de duas milhões de crianças tiverams graças ao trabalho da Pastoral – é para sempre. O povo haitiano e tantos outros que sofreram, sofrem e ainda irão sofrer com as tragédias naturais saberão reconstruir, de alguma forma, suas vidas. O importante é ajudar para que esse reinicio seja possivel.

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu continuo pensando que o fim é inevitável, catastrófico, apocaliptico, fatalistico e sobre tudo iminente.

he he he he

viu sua vela?

Abb disse...

Ter um filho - OK
Plantar um arvore; - Não sei.
Escrever um livro; - Não sei também.

Mas, ela precisava plantar árvores e escrever livros?

Ela, Tereza e Dulce são exemplos de que se pode ser o que, hoje se pensa, só os santos antigos fazia... era assim que os santos viviam e agiam

Ela, Tereza e Dulce, só não podem ser canonizadas, pois, perde este EXEMPLO de que mesmo humanos, se pode ser o que elas foram.

Kaio está na clinica. Fez dois exames nesta manhã. Fará mais dois amanhã. Terá ainda consultas com outros médicos. Queremos uma segunda opinião e um segundo olhar.