sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio 2016. Eu apoio e acredito.

 

A emoção venceu qualquer resquicio de negatividade e preocupação com a candidatura do Rio de Janeiro em sediar as Olimpiadas 2016. Sai de casa com uma vontade enorme de não sair, de ficar diante da televisão acompanhando cada momento. No estágio, eu e os advogados, estávamos com um olho no portal do TJ e outro no portal G1. E o urro da galera nas ruas nos sinalizou em antecipação de segundos o que iria ser noticiado pelo portal. Ca-ra-ca que sentimento bom.

É claro, que cidadãos conscientes de politica e administração pública estão meio desconfiados, com um pé na frente e outro atrás. Uns já falam em desvio de verbas, outros em superfaturamento e mais alguns alertam para o pagar de contas futuras. Os mais afoitos lembram que os professores ganham pouco, que os hospitais estão com deficit, que a CPI disso e a CPI daquilo foram engavetadas, que isso é jogada eleitoral, enfim, para esses mandarei um recado: NÃO COMPREM INGRESSOS PARA ASSISTIREM NEM OS JOGOS DA COPA E NEM OS JOGOS OLIMPICOS. É MAIS HONESTO. Para esses, eu lembro que nós temos Tribunais de Conta e Ministérios Públicos competentissimos e sempre antenados.

Esse SIM ao Rio de Janeiro, significou um choque de ordem na cidade. Você, que não é morador do RJ ou do Estado do RJ, não sabe o quão de importante essa cidade necessita desse choque de ordem, desse choque de otimismo, desse choque de crescimento. São dois super eventos praticamente um em cima do outro que irão gerar empregos, que vai   mudar a cara da cidade. Aliás, não só a cidade do Rio de Janeiro será beneficiada mas a Região Serrana, a Região dos Lagos, a Costa Verde, a Região Metropolitana, pois todos saem ganhando no quesito turismo. Isso sem falar da captação de recursos profissionais e de material que virão de outros estados, outras cidades, outros paises. E é essa esperança, que move uma cidade naturalmente agregadora,  que vai mobilizar o carioca que está de saco cheio dessa violência que sai do morro e desce o asfalto, desse transporte urbano capenga que está nas mãos de empresários disciplicente e milicianos, da tecnologia de alta geração que não chega em todos os bairros, da falta de estimulo ao esporte no ensino básico e fundamental. Esse SIM ao Rio de Janeiro, atingiu, usando as palavras do Presidente Lula, a alma do povo carioca.

Para quem quer emprego e trabalho. O turismo e a construção civil, os maiores captadores de mão-de-obra, irão abrir suas frentes. A área de telecomunicações também vai buscar profissionais, principalmente os técnicos especializados. Vai ser uma época de trabalho e de busca por profissionais qualificados.  O Rio 2016 já tem um link para os voluntários e aquisição de bens e serviços. A holding de Eike Batista já está com projeto aprovado, de um grande complexo,  para a região da Marina da Glória. Está esperando o que para correr atrás de trampo, de colocar su curriculum no mercado? Mermão, se correr o bicho pega. Se ficar o bicho come.

Espero, assim como sinalizaram os especialistas, que o Rio de Janeiro se espelhe no sucesso de Barcelona e se transforme como cidade; não só para a copa do mundo e não só para as olimpiadas, mas para um futuro. E que esse legado sirva como espelho para outras gerações e para outras cidades sulamericanas.

Vou pagar a conta? Pagarei com prazer, desde que eu veja alunos do ensino público, moradores de comunidades carentes dando braçadas e corridas olimpicas num futuro - em projeto para formação de atletas - e aproveitando o legado que essas olimpiadas irão deixar para a cidade. Que a nova geração seja a maior beneficiada dessa louca e doce insanidade que uniu todas as esferas governamentais. Que os investimentos feitos em estrutura sejam também aproveitados por instituições universitárias que investem em seus alunos esportistas.

Só espero não ver aquele espetáculo deprimente de bailarinas funkeiras periquetes rebolando ao final do evento, assim como foi no PAN. Afinal, nós brasileiros, respiramos arte e cultura pelos poros e não precisamos apelar tanto.

A palavra de ordem nesse momento é: TRABALHO. MUITO TRABALHO E PLANEJAMENTO PELA FRENTE.

Esse video emocionou muita gente…!!!

Video Institucional Rio 2016

 

 

7 comentários:

ABB disse...

- Em 2016 meu filho vai estar, com fé em Deus, morando no Rio com Beth, ai eu vou dar uma desculpa de visitar ele na época das olimpiadas...

Comentou Katia ao saber da escolha do RJ como sede.

Quanto a seu texto, tirando o fato que você, atravessou o meu, e que eu esquematizei, idealizei o texto, e até a chamada do texto, seria:

- Corra para o Rio e ou cidade que vai ter jogo da copa.

Corrupção vai existir sempre. Sempre existiu. Mas, por causa disso vamos deixar de fazer os eventos só porque, poderá aumentar a corrupção?

De jeito nenhum. Persiga os corruptos os maus administradores, as licitações falsas, fiscalize os contratos... TCU, TCM, PF, MP, PM, Delegacia especializada...

O que seria do mundo da informática se as grandes empresas pensassem:

- Não faremos este produto porque vão criar virus para ele!

Você atravessou meu texto! Mas, eu assino este seu!

Murdock disse...

Como eu disse, não sabia se ia torcer a favor mas gostei da vitória apesar de não estar eufórico nem otimista com uma mudança pra cidade. Mas também, não ando numa fase boa mesmo, mas queria ter ficado bem mais feliz. Fiquei nervoso na hora também enquanto acompanhava mas no fundo já sabia ainda mais porque ficou entre Rio e Madri.
Bj

Anna Bueno disse...

Beth,
Eu moro na rua do Engenhão, se vc soubesse o medo que estou disso. Em dias de jogo do Boatafogo, minha vida vira um inferno, imagina Olimpíadas??? Deus é pai e viva o RJ!!!
Bjps!

Impasse Livre disse...

Beth, queida...saudades suas...me abandonou foi? rs ...acho que a Rio 2016 será um marco , em nossa economia, no esporte e mostrará ao mundo a hospitalçidade de nosso povo e a organização de nosso esporte. ao contrário do Pan, os governos municipal, estadual e federal est]ão em sintonia. no mais, espero que vc esteja na boa com o seu trabalho triplicado até lá e depois triplicad em grana com o turismo da rio 2016! Depois, se der me diga lá no MFC, sua opinião sobre segredos e lendas do Rock and Roll, ok? abraços, leandro

MoizaCARTUNS disse...

Gostei desse otimismo todo, Beth. Realmente, o RIO tem tudo pra mudar de cara depois desses eventos todos... e, muito possivelmente, o Brasil inteiro também. Quem sabe, agora, os Nortamericanos não venham falar que a capital do Brasil é Buenos Aires, né?

Mas também sou da frente dos reclamões, que falam "em desvio de verbas, superfaturamento, que vamos todos pagar uma conta bem salgada depois". Não acho que é jogada eleitoral AGORA, mas será depois... com certeza! Espero, porém, que os benefícios compensem as falcatruas que vão aparecer (como sempre) por aí. Benefícios para a nova geração, especialmente... tão carentes de esperança!

Beijão :)

Marcelo disse...

Bete, fiquei muito feliz por voces e por mim tambem...pq é uma cidade linda, pq fala minha lingua, pq é no Brasil, pq ela me recebe sempre bem em todas as vezes que eu a visito...todas as coisas citadas boas e más ocorrerão é fato, mas como vc mesma cita o RIo precisa voltar a sorrir...ouvi muita coisa ruim dos proprios brasileiros...mas de todos que falaram nenhuma cidade teria a adequação mercadologica que o Rio tem para tal evento...o Brasil é lindo de fato, mas quais cidades são tão conhecidas lá fora quanto o RIO? tinha de ser, tem de ser e será o RIO...até ouví falar mal do video do F Meirelles...agora eu quero saber quem mostraria o lado feio de qualquer situação...nem as modelos gostam dos pés, e todos nós procuramos de alguma maneira esconder nossos defeitos...Parabéns por vc, pela cidade e por vc ser brasileira que nem eu...

bjão

Ela disse...

Este vídeo e teu texto me emocionou também!
Você acredita na vida e no homem e isto é sim o mais importante!