quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O elevador

 

Só comecei a me preocupar com a gripe suina essa semana. Estive em São Paulo e pude perceber um monte de gente andando com máscaras higiênicas pelas ruas. Ainda em Sampa, maridão me ligou e avisou que a  faculdade, após reunião com a Secretaria Estadual de Saúde, decidiu suspender as aulas em todas as unidades de ensino – “retornaremos às aulas no dia 17”. Ainda meio desconfiada, penso: “beleza, sem pressa para retornar”. Mas, o que adianta suspender as aulas se  preciso ir ao fórum, banco, supermercado, pegar ônibus, van, metrô, trem, avião? Se irei, de qualquer forma, estar rodeada de gente por metro quadrado?

Entrei no elevador meio que lotado e, entre um andar e outro, o  ascensorista espirrou. “É a treva” – disse a menininha para a mãe após o espirro.

Há algum lugar seguro onde eu não precise ficar desconfiada por estar no meio de gente que espirra, tosse, não lava as mãos, não usa lenços descartáveis e respira o mesmo ar que respiro?

- Saúde! – desejaram ao ascensorista.

- Para todos nós. Aqui no prédio tem uma agência que faz turismo para o Chile. Respondeu o ascensorista de forma simpatica e seguido de outro espirro.

- Não falei mamãe que era a treva? – Complementou a garotinha.

PS: Dúvidas sobre a gripe suina? Consulte o site “Resposta a Gripe Suina”

5 comentários:

Anna Bueno disse...

Beth,
Eu trabalho no fórum e está uma loucura...A coisa tá feia e nós nao estamos tendo consciência disso.
Beijos!!

Anônimo disse...

No inicio o governo amenizou o problema e agora, o próprio governo não sabe como lidar com o problema. Ouvi o RJ TV hoje que o presidente do Sindicato das Escolas Particulares praticamente intimou a Secretaria de Saúde a dar uma solução em relação a suspensão das aulas nas instituições privadas que, por enquanto, está a cargo dos diretores. Particularmente creio que deveria suspender todas as aulas no Estado e fechar locais onde o ambiente é fechado: teatro, cinemas ou então obrigar a população a usar máscaras nesses ambientes fechados. Radicalizar é a solução como forma de prevenção.

Débora disse...

BETH, uma coisa de boa essa gripe trouxe: rever os velhos ensinamentos de papai e mamãe sobre higiene pessoal. rsrsrs
E ai? Aproveitando muito o recesso da faculdade? Eu estou adorando essas férias prolongadas. E você?
beijokas amiga

Juliana disse...

A coisa tá feia Beth,
aqui em niteroi (que está vazia por causa da Uff)também tem gente de máscara, mais raro mas tem.
Todo mundo com medo.

Seu blog continua ótimo.
Super Beijo!!!

Beth disse...

Juliana, estive em Friburgo no sábado e as máscaras higiênicas andam sendo usadas. Não comprei as minhas, mas tenho mantido uma rotina meio neura com higiene. Hoje as aulas retornam e vamos ver como a minha instituição acadêmica se comporta e os alunos também.

Anonimo, radicalizar? Acho que aqui no RJ não é necessário chegar a esse ponto. Sei lá...espero que não neh?

Debora, eu aprovei muito para ler e dar um rolé por ai...pensei em ir para STL ficar umas duas semanas mas a despesa seria alta. Enfim...foram dias bem aproveitados. E você?

Anna, trabalhas no TJ Centro? Se for, vamos marcar um almoço. O que acha?

Bjs a todos e boa semana