terça-feira, 7 de julho de 2009

Parabéns Antônio Brasileiro

 

O nome dele não é Antônio. Mas poderia ser Antônio, José, João, assim como tantos prenomes existentes por ai nesse mundão. O nome dele não é Antônio Brasileiro, nem José Brasileiro, nem João Brasileiro, nem Joaquim Brasileiro. Talvez seu nome seja Adão Brasileiro.

Aliás, dizem que existiu um tal de Adão que, após uma desobediência, se tornou responsável pelas dores do mundo. Que fardo! E que cabra safado esse Adão! Por tua culpa a gente chora, sente dor e vivenciamos um purgatório diário. É tanta mazela nesse mundo! E tudo por causa de uma bendita e suculenta maçã. Bem que poderia ser por causa de uma bacia de suculentas jabuticabas. Mas pensando bem, que graça teria um mundão só de sorrisos, com passarinhos cantando e anjinhos voando? Que tédio! A dor, o choro muitas vezes nos faz crescer, evoluir, transcender – aprender a viver. É um se perder sem necessariamente se perder. E ao final, vale agradecer ao tal Adão por nos possibilitar numa vida de escolhas, de procurar o melhor ou pior em nosso saber viver.

Ontem disse para uma amiga querida lá das bandas do boto cor-de-rosa: “Adão Brasileiro é um cara que vive igual a maioria de nossa população”.

É quase certo que Adão Brasileiro seja daqueles caras que moram no sertão, numa região de seca e que matam um leão por dia para sobreviver. Ele é daqueles caras que sonham com um futuro melhor, reclama do governo, do sistema, briga com o mundo – como um leoa feroz – para defender os seus. Ele tem contas para pagar, criança para alimentar, mulher para amar. Adão Brasileiro, é daqueles caras cantado por Belchior: “apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior.” E assim como a maioria dos brasileiros, Adão Brasileiro também chora, chuta pedras e dá socos no ar enquanto procura respostas para muitas de suas silenciosas perguntas. Adão Brasileiro tem muita luta para vencer, vitórias para conquistar, propósitos para entender e esperanças para alimentar ao ver o mandacaru florescer.

Mas esse Adão Brasileiro, é especial – um bloguero querido, um amigo encantador, um marido apaixonado, um pai dedicado. Nossa! E que pai! Um pai participativo e que está passando, junto com sua familia, por um momento especial. Ele luta exaustivamente, corajosamente contra o cancêr do sistema linfático – LINFOMA – que acometeu um dos seus filhos. Ele divide com todos – através de um blog criado com esse propósito - o dia-a-dia de uma familia que vive na busca pela cura; as dificuldades encontradas, expectativas criadas, a esperança sempre renascida.  E como é dificil ser Adão Brasileiro.

Mas hoje, sete de julho,  é aniversário de Adão Brasileiro.  E de tantas coisas que poderia dizer nesse dia, eu só desejo mesmo que ele seja FELIZ e que continue lutando como uma leoa feroz. E quando falo em felicidade, cito  Lya Luft que diz: “A felicidade é assim: cada um, a cada dia, aceita a que o mercado lhe oferece…ou determina a sua.” Portanto, meu caro amigo Adão Brasileiro, determine a sua felicidade.

PARABÉNS ADÃO BRAGA – PAI DE KAIO, PEDRO E MARIDO DE KATIA – PELOS SEUS 41 ANOS DE VIDA

Mas não poderia encerrar esse post sem te fazer uma outra homenagem. Uma frase do jagunço Riobaldo em O Grande Sertão Veredas e que é a cara de Adão, um homem questionador: "O senhor saiba: eu toda a minha vida pensei por mim, forro, sou nascido diferente. Eu sou é eu mesmo. Diverjo de todo o mundo... Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.” 

4 comentários:

ABB & Kaio Borges disse...

Eu me esqueci! Obrigado! Deixa-me ir lavar a cara!

Paulo Tamburro disse...

Que bela estória, que belo texro e muita sensibilidade.

Você tem realmente, uma objetividade indescutível ao abordar seus temas e principalmente, um como este, muita dignidade,sem dar margens a clima piegas ou falsos sentimentalismos.

Parabéns ADÃO BRAGA.

Telma disse...

Oi Beth, é a primeira vez que visito o teu blog. Lindas lindas palavras dedicaste ao teu amigo no seu aniversário! Já tive oportunidade de conhecer o blog do Adão Braga e vou orar por aquela família, para que saiam vitoriosos dessa doença. Um óptimo dia para ti. Beijinhos

Juℓi Ribeiro disse...

Beth:

Fiquei emocionada!
Que linda homenagem!
Adão é realmente uma pessoa especial.
E antes tarde do que nunca,
quero desejar a ele e sua família
muitas felicidades, paz e amor.
Que ele tenha sempre a força necessária
para agir nos momentos de sofrimento.
Sinto que AMOR ele tem muito no coração
e desejo que este amor se derrame em bençãos para ele e sua família.

E a você minha linda amiga Beth
desejo que seu caminho seja sempre
iluminado e feliz.
Que a sua luz continue iluminando
a todos nós que temos o privilégio
no mundo real ou virtual de ter
encontrado você.
Beijo.