terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Samba, suor, cerveja, frevo, trio elétrico, engarrafamentos…é Carnaval!

0112Estava a pouco ouvindo um cd de Alceu Valença e me animei toda….adoro esse regionalismo nordestino, frevo, maracatu. Adoro Alceu e lamento muito não estar em Olinda, debaixo da sacada da casa de Alceu e ovacionando a sua chegada. 

Adoro carnaval e, se dependesse de mim, estaria em Recife desfilando no Galo da Madrugada. No domingo, iria ver as Virgens de Olinda. Para mim, Recife, Olinda e adjacências, é o melhor carnaval desse pais. E, quem conhece Recife, sabe do que estou falando. Liguei para meu primo essa semana e ele foi logo perguntando: Qual o teu vôo? Que horas você chega? Está vindo para o Galo? - Calma! Muita calma nessa hora. Estamos chegando, mas não para o carnaval. 

Mas, se você é morador do Rio e não está no mesmo ritmo que o meu, não vai viajar para as muvuquentas Região dos Lagos e Costa Verde, mora no Rio de Janeiro mas não gosta de carnaval,  não vai à nenhum retiro espiritual, está desanimado, meio duro de marré de si pois teu pagamento só sai no final do mês, e vai ficar por aqui mesmo, então, te darei umas sugestões bacanas: algumas gratuitas, outras acessíveis ao bolso (todas com links para informações).

Aproveite esses dias e vá conhecer: Palácio do Catete (lindo demais), Quinta da Boa Vista e  o Museu NacionalMuseu Histórico NacionalMuseu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte Moderna, Aterro do Flamengo, Centro Cultural Banco do Brasil, Ilha Fiscal e Baia da Guanabara (um passeio lindo e super baratinho, que tem saida no 1º Distrito Naval), Paquetá, Forte de Copacabana, Maracanã, Floresta da Tijuca, Mosteiro de São Bento (um dos maiores exemplos da arquitetura barroca, no Rio de Janeiro). E ainda dá para curtir o Pão de Açucar,  assistir ao pôr-do-sol no Arpoador, tomar um choppinho na Lapa. Qualquer coisa, vá até a Praça XV, pegue a barca e vá conhecer a lindissima Niterói. Chegando lá, suba o Parque da Cidade e lá da rampa de vôo livre, veja o que o Rio de Janeiro tem de mais bonito. Dizem as más linguas cariocas que a única coisa que Niterói tem de bonito, é a vista do Rio de Janeiro. Men-ti-ra, pura sacanagem dos cariocas! Niterói é uma cidade lindissima e que possui uma vista lindissima do Rio de Janeiro. Aliás, no site das Barcas S/A tem um link que dá informações sobre um passeio por toda a Baia de Guanabara, passando por todos os cartões postais da cidade e que fazem parte do visual da baía. 

Na dúvida, entre no site da RioTur e veja a agenda para o mês de fevereiro ou escolha um outro roteiro cultural ou natureba.

carnaval004 Aproveite seus dias de folia momesca para ler, estudar, organizar sua agenda, mas também se permita colocar a cara na rua e ver esse povo lindo se divertindo…afinal, essa vida é tão curtinha e apesar dos pesares…não vale a pena desperdiça-la! Tente não ficar em casa trancado, isolado, amarelado, assistindo tv, com a bunda na cadeira em frente ao computador e vendo o bloco passar pela janela. E, de repente, quem sabe, você não se anima ao ver a Banda de Ipanema e arrisca em uns passinhos junto aos bofes, monas e simpatizantes? A última vez que fui ver a Banda de Ipanema, sai até no RJTV vestida de diabinha!

Já sei. Você está sozinho e sem companhia? Querido…carnaval pode não ser a melhor época para arrumar o amor da sua vida, mas com certeza é a melhor época de se fazer festejantes amigos e beijar muito na boca. Se o caso não for de doença, nem falta de grana para a passagem do busão, então, nada de desculpas. Carpe Diem no ziriguidum naquela pracinha mais próxima de casa, pois é muito legal  ver o povo feliz e se divertindo nas ruas. É uma felicidade que contagia.

Por aqui vai ser dificil convencer o benhê colocar minha camisola, minhas plumas e paetês e sair no Bloco das Piranhas de Araruama, o maior bloco de piranhas da Região dos Lagos. Mas não custa tentar né? Em Porto Seguro ele se acabou dançando Ivete, parecia até “green go” no axé, então, mais um cadinho de insistência, dengo e pirraça; talvez eu consiga a proeza de vê-lo sair no bloco das piranhas e ficar cantando “Mamãe eu quero…”.

Adão Braga, disse mais ou menos assim nos comentários deste post: “carnaval só na quarta-feira de cinzas quando tenho o prazer de comer peixe”. Ahhhh Adão, inspire-se no Bloco do Bacalhau do Batata, de Olinda e crie o Bloco do Peixinho do Adão, de Irecê. E cante: “E o frevo que é pernambucano, ui, ui, ui, ui / Sofreu ao chegar na Bahia, ai, ai, ai, ai / Um toque, um sotaque baiano, ui, ui, ui, ui / Pintou uma nova energia, ai, ai, ai, ai / Desde o tempo da velha fubica, ha, ha, ha, há / Parado é que ninguém mais fica / É o frevo, é o trio, é o povo / É o povo, é o frevo, é o trio / Sempre juntos fazendo o mais novo / Carnaval do Brasil. “

BOM CARNAVAL !!! ATÉ BREVE !!!

SE BEBER, NÃO DIRIJA. SE DIRIGIR, NÃO BEBA!

  carna001

6 comentários:

Anônimo disse...

Do carnaval a única coisa que gosto, é que na quarta-feira eu como peixe, porque, ainda que, eu tenha tradições e preceitos evangélico, respeito as tradições da família de Kátia que na quaresma toda quarta e sábado come-se peixe.

Fora isto, até o programa da TV, com seus enredos carnavalescos, e as noticias me deixa irritadiço.

Anônimo disse...

Eita cabra desanimado esse Adão...deixa tu vir prás bandas de cá...que vou colar muito video no youtube com vc dançando funk, sambado, pescando, voando que quando vc chegar em casa, Katia te dará uma surra.

hahahahahhahaha

bom carnaval Adão e muito peixinho goela a dentro.

beijos

Cármen Neves disse...

Querida, como vai? O livro chegou?! Posso roubar uma das animações?( sorriso). Beijo

Julie disse...

SAUDADES...AMO

Maldita Futebol Clube disse...

O CARNAVAL É A MAIOR CARICATURA NA FOLIA O POVO ESQUECE DA AMARGURA...DOCES PALAVRAS DO POETA E COMPOSITOR CARNAVALESCO...RS...E NITERÓI REALMENTE É BELA E TEM AS PRAIS OCEÂNICAS MAIS LINDAS DO RJ...VISTEM CAMBOINHAS E ITAQUÁ, VCS VÃO AMAR...LINDA MENINA DO RIO, TEM SELO HOMENAGEANDO SEU BLOG LÁ NO MALDITA , CHEGA POR LÁ E SE APODERA DELE, TÁ BEM? RS BEIJOS LEANDRO

Beth disse...

Carmen....acabei de chegar em casa e vi o teu livro embrulhadinho para presente e com uma linda dedicatória. Obrigada !!! Muito Obrigada !!!

Julie...tb te amo !!! Saudades !!!

Leandro...mal cruzo a ponte e já ouço tiroteio, tiroteio, tiroteio...vixi !!! Niteroi é linda mesmo...vale a pena conhecer...!!!! E pode deixar que darei uma passadinha no blog dos Marditos !!!!