quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Você sabia?

 

Ontem, resolvi cabular aula. O que? Vou melhor me explicar. Ontem, matei aula. Deu no saco, não estava a fim de passar o dia inteiro na faculdade, estava com preguiça, sonolenta, cansada. No entanto, ficar em casa, além das tarefas domésticas, há também o risco de você olhar para os livros, anotações, cadernos e perceber que a cada passagem descompromissada pela área de estudos os mesmos livros, anotações e cadernos criam vida e ficam  lhe dando "bom dia", "boa tarde", "boa noite". (Eu heim?) 

Pronto. Fiz de conta que fiz comida, lavei roupa, arrumei a casa e sentei para organizar meus alfarrábios acadêmicos.  Estava estudando e fazendo pesquisas para um trabalho de Direito Internacional Privado sobre a situação dos refugiados, bem como leis e tratados internacionais sobre a matéria. Enquanto pesquisava, observei que num dos sites havia uma coluna lateral com àquele saudoso "Você Sabia?" totalmente voltado à informações dentro da matéria que buscava.

Pronto. Me deu uma saudade da Rádio Relógio que fornecia a hora certa e uma certa dose de informação. Numa sociedade interligada em redes, fiquei pensando nas gerações que foram criadas ouvindo a "Rádio Relógio", principalmente a galera dos rincões desse país. Pensei também nas Macabéias que quebravam suas solidões na madrugada entre uma interrogação e outra.

Pronto. Bastou viajar na maionese para esquecer da situação dos coitadinhos dos refugiados que são atirados ao mar quando descoberta sua clandestinidade nos navios cargueiros.

Me disseram que a Rádio Relógio ainda sobrevive, mas sem àquele charme da pausa do minuto a minuto. E como recordar é viver e eu vivo para te esquecer, recordei-me da época de saia plissada, sapatos bonecas, meias 3/4 quando ficava ouvindo sonolentamente a Rádio Relógio para não chegar atrasada. Quando chegava no colégio, outros colegas comungavam desse ritual.

- Você sabia?

- O que?

- Que o macaco deu bom dia.

Você Sabia?

Se alguém encher o teu saco, você precisa usar 42 músculos da face para franzir a testa. Mas, só precisa de 4 músculos para esticar o braço e dar um soco na cabeça desse chato! (muita calma nessa hora...no stress, yes reggae).

Se tentar impedir que um espirro seja expelido pode morrer ao causar a ruptura de uma veia no cérebro ou na nuca. Se mantiver, à força, os olhos abertos durante um espirro é possível que eles saiam das órbitas. (que cena dantesca e bizarra)

Para se fabricar apenas 300 cigarros, se destrói uma árvore. No Brasil, são consumidos anualmente 128 bilhões de cigarros, o que corresponde à destruição de 426 milhões de árvores! (os fumantes são os culpados pelo desmatamento)


Todas as madrugadas ligava o rádio emprestado por uma colega de moradia, Maria da Penha, ligava bem baixinho para não acordar as outras, ligava invariavelmente para a Rádio Relógio, que dava “hora certa e cultura”, e nenhuma música, só pingava em som de gotas que caem – cada gota de minuto que passava.

 (Clarice Lispector, in A Hora da Estrela)

9 comentários:

Anônimo disse...

Quanto coisa que aprendi. rsrsrsrs
Saudade, tatu!
bjo

Anônimo disse...

Xiiiiiiiii, vc acredita que nunca ouvi falar nessa radio relógio, mas essa informações que vc passou ai me lembrou o almanaque que a farmacia dava ...kkkkk

bjs

POEIRAS AO VENTO disse...

Bemn, tambem nunca ouvi falar da tal radinhola ai, achei interessante...
Mas ja me adotei sou e-mula...Essa radio pega hem!!

Julie, e-mula...pode baixar, eu deixo!
HAHAHAHAHA
nAO ME DIGA QUE NAO ME VÊ PASSAR...
bJKS QUERIDONA!

Anônimo disse...

Gentem...qualquer um na casa do trinta e tralálá quase enta...conhece a Radio Relogio!!! Era mais ou menos assim:

"onze horas, vinte e cinco minutos, quarenta segundo"...piiiii..."a terra gira em torno do sol...você sabia?"

hehehehehehe....
beijocas meus amores

Anônimo disse...

Direito Internacional PRIVADO?!?! Mai Gódi! O que é isso??? rsss... o máximo que tive foi Direito Internacional PÚBLICO, mesmo. E já não gostava nadinha. Meu caderno, sempre cheio de desenhos, tbm me davam "boa noite". Era bonitinho ver aquele monte de desenhos acenando pra mim...

Qto às curiosidades, no atual estágio de total sedentarismo, prefiro franzir a testa... já que haverão mais músculos trabalhando. E não sabia que um espirro pudesse ser tão perigoso O.o

Beijão

Anônimo disse...

Ihhhhh Moizés....por aqui foi Publico, Humanos e agora, Privado. E tudo com o mesmo professor.

hahahahahaha... é punk !!!! Mas punk mesmo é o preço do livro que tenho que comprar, por enquanto vou me virando nas pesquisas virtuais. Mas tá complicado...muito complicado.

Vinicius disse...

rs.. eu fiquei com medo desse negocio do espirro ...

DM disse...

Belo ensaio sobre um pretendido direito ao ócio, (cabular a aula), que ao final não se concretizou ...Rs.RsRs...

Direito Internacional Privado ??? Dureza, em minha época de falculdade era o bico-papão, duas últimas cadeiras do curso, se não passava, não se formava com a Turma, por isso bom estudar com afinco ...

Sobre rádios-relógios... Lógico que conheci... eram até bem mais interessantes, a gente acorda com o rádio e com milhões de informações, agora acordo com o barulhinho irritante do celular, e para me atualizar, automaticamente ligo a TV e assisto o BOM DIA SP/BRASIL enquanto me visto .....

Sobre as curiosidades: Já conhecia todas, e SO SORRY, I'am a SMOKER, mas estou revendo o hábito ....

Beijos e bom final de semana !!!!

Karina Kakai disse...

Meu Deeeeeeeeeeeeeus!!! Preciso de férias, pra vir te ler muito, como "antigamente", e pra ir aí te ver, linda!!!! Adoro o jeito como vocë escreve e expressa a vida ao seu redor!!!