quarta-feira, 30 de julho de 2008

Tem gente que me faz chorar...

"Quem não sente a ânsia de ser mais não chegará a ser nada."

(Miguel Unamuno)

Àquela vontade visceral que você sente em querer ser mais, esse é o diferencial entre o sucesso e a mesmice de uma vida. A diferença entre ter o brilho nos olhos diante de uma novidade e o brilho no olhar apagado de um viciado. Não diria a mesmice, talvez não seja a palavra correta, mas colocar a venda nos olhos e fechá-los para uma vida que está rolando além da tela virtual de uma vida virtual.

A citação de Miguel Unamuno, conhecido filosofo espanhol, me reportou por instantes à República de Platão, a Caverna e ao Ensaio sobre a Cegueira de Saramago. Mas não adianta correr ao Google, ou a livraria mais próxima para comprar exemplares e saber o que disse Platão e o que romantizou Saramago, quando na verdade, nada disso tem importância se você não pretender ser mais do que é - um nada.

"Saber que uma semente está presente em cada um traz uma mudança na forma de ver o mundo. Somos muito mais do que aparentamos. Muitas coisas não são exatamente como parecem ser. O que podemos ver e tocar no fruto do carvalho - sua cor, peso, dureza, comprimento e largura - não pode sequer nos dar uma idéia do segredo de seu pontecial que, no devido tempo, vai se tornar visivel." (Rachel Naomi Remen)

Esse potencial pode estar representado por um canudo na mão, por uma carteira profissional em outra, ou por duzentos pontos a menos num concurso público. Na verdade, não é isso que importa. O que importa é que os erros e os acertos lhe trouxeram vitórias, expectativas e ânsias de querer e buscar pelo mais...você carrega na sua saliva o doce gosto de uma conquista. E de repente, supera-se as várias e sonoras negativas que foram ouvidas durante toda uma vida, desestimulos que foram encontrados no teu caminho. Quantas vezes você encontrou alguém que te dissesse: Prá que estudar? O importante é ganhar dinheiro, pois dinheiro compra bens e pessoas.

Impor a disciplina a si mesmo é uma das grandes vitórias do homem, contra si mesmo.

(Textos Judaicos)

jump

Mas, você foi brilhante e não ouviu a voz da ignorância proferida por gente ignorante.

1 - De repente, aquelas cinco tentativas frutradas num exame só lhe fortaleceram. E o teu alicerce e persistência foram tão sólidos e determinados que, enfim, ela, a tão sonhada carteira chegou as tuas mãos. E eu te digo: "Nunca mais pense em desistir..."

2 - Quantas e quantas vezes você chegou atrasado ao colégio, andou a pé por alguns quilômetros, brigou consigo mesmo por causa do cansaço, do sono, da falta de incentivos e apoio. E hoje, é presenteado com uma belissima classificação no vestibular. E eu te digo: "Vai ser muito cansativo. A faculdade de Direito vai te cobrar muito; você vai virar madrugadas em cima de livros mais volumosos do que O Senhor dos Anéis, vai pirar com tanta corrente e posições controvertidas...mas cinco anos passam e passam tão rápido"

3 - E diante de tantas turbulência pessoal, ainda assim, consegue uma belissima pontuação num concurso público disputadissimo. E eu te digo: "Dedique-se mais...falta pouco"

O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas

(José Saramago)

Alguns dias a mais para uns, numa belissima cerimônia. Alguns anos para outros - passa rápido. Algumas horas a mais de dedicação para alguns - necessário ser assim. E enfim, tudo se transformará. Aliás, já está se transformando. Ou melhor, já se transformou, no instante que acreditaram em si próprios.

Àqueles que disseram não o tempo todo? Esqueçam...eles continuarão dizendo não, desta vez para outros. Continuarão na mesma...enquanto a vida de vocês se transformará, aliás...já se transformou. Na verdade, àquelas pessoas que disseram não só disseram não porque sabiam que não que iram conseguir acompanhar a evolução de vocês. É mais fácil minar, desestimular. E eu estou muito feliz por vocês não terem dado ouvidos à pessoas assim.

13 comentários:

Murdock disse...

Estaria mais preparado se tivesse conseguido ouvir alguma música do álbum novo!
Aliás, estavam querendo me mandar pra Angra amanhã, pode?!?! Me fiz de morto porque amanhã não vou nem amarrado! Só se voltar amanhã mesmo!!
Inté lá!!

Ela disse...

Para não ouvir a voz da ignorância é preciso educar este sentido, e nem permitir que a fala adentre e amedronte a coragem e agarra que estão lá dentro.


Desejo parabéns, a este alguém que te emocionou hoje!

Anônimo disse...

Que leitura de alma hein? Foi essa carioca que me cativou! Foi esa mulher que escreve tão na superficie, que vai infiltrando os poros até atingir os mais internos dos orgãos...

quase li no titulo: Adão, a vida é assim!

Um cheiro!
Não escreveu, mas, sei que foi!

Começamos outro ciclo... depois te conto!

Ácido Cloridrix HCL disse...

Verdaeiramente emocionante, mesmo para um Lusitano mas q adora o povo Brasileiro!!! Abraço, HCL

Anônimo disse...

Beth, este texto está perfeito as citações e as constatações...posso imprimir e ler lá no meu trabalho para colegas?

Parabéns!

Um beijo e um bom fds

Menina do Rio disse...

Livros mais grossos que "O Senhor dos Anéis - volume único"? Pois é...E quem disse que a vitória é um fardo leve? É uma escada íngreme e se tivermos os olhos vendados, não ultrapassamos nem o primeiro degrau.

Um beijinho pra ti, menina dos céus do Rio.
tem um final de semana lindo e feliz

Beth disse...

Murdock = Eu conhecia, mas tu sabe que sou MPB 100%. Mas curti muito e virei fã...Valeu ter te conhecido e a tua encantadora mãe -Amei !!!

Ela = Ouvir quem?? Dar ouvidos ao que? a quem? Acho que é um exercicio constante de boa digestão. Saber esperar é a melhor resposta e saber trabalhar para essa espera, é uma grande conquista.

Adão = você é um deles, meu caro! Foi para você também... e para mais duas pessoas bem especiais. Também foi para todos aqueles que tentam ou tentaram minar o crescimento de vocês.

Acidozinho = acho que serve para todos nós...

Marcelo = já te respondi. É claro que pode...mas imprima com as devidas correções - dica da Menina do Rio. :)

Veronica = Uauuuu que mico...vou consertar !!! Mas li, reli, li, reli e não achei erros .... Hahahahaha...sou muito lesa e troquei as bolas !!! Valeu !!! Vc é um amor !!!

Beijos a todos. Um excelente final de semana

Ácido Cloridrix HCL disse...

Muito agradecidos pelas pertinentes participações anteriores, agora convidamos-te a participar em mais um desafio sobre Sexo.
Desafio: Faça a sua “Bucket List” sobre Sexo. Liste as 5 coisas ou fantasias sexuais que gostaria de fazer, no que respeita a sexo, nesta vida, antes de morrer. Para quem pretenda aceitar o “desafio”, sugerimos se concentre sobre a questão e responda antes de ler os comentários dos outros intervenientes. Gratos antecipadamente pela participação,,,, HCL e H2Oh!
Link: http://sexohumorprazer.blogspot.com/2008/08/faa-sua-bucket-list-sobre-sexo.html

Anônimo disse...

A questão não é desanimar e sim mentir para si mesmo. Quando negamos a verdade, estamos desestimulando o crescimento. É chato estudar, é chato trabalhar, é chato assumir responsabilidades, álias, amadurecer é assumir responsabilidades. Daí fico matutando com o finalzinho da citação de Rachel N. Remen do texto; do segredo que guardamos dentro de nós e que independente da carcaça que vestimos, um dia, "...no devido tempo, vai se tornar visivel" Bom fim de semana! Beijus

Unknown disse...

Há um ditado que diz: para baixo todo santo ajuda.
Tudo depende, e assim vejo, do ambiente em que vivemos, as pessoas que fazem parte do nosso circulo de amizade, ou da familia propriamente dita. O mais dificil é vencermos a nós mesmos, é claro. E mais do que nós mesmos, temos que vencer tudo o que nos rodeia. O homem não é um produto do meio e ele pode vencer o meio em que ele vive. Cada um dos seus personagens reais, no seu devido tempo vai encontrar a resposta por sua luta, anulação, perdas, derrotas - tudo no seu devido tempo.
Das caminhadas solitárias e longas em direção ao colégio, quem sabe não rende um excelente carro esporte 4x 4, um apartamento de frente para o mar? Mas e se ele desse ouvidos a quem não desejou vê-lo progredir, acho que estaria no mesmo meio que sempre relutou em estar. Só o futuro dirá. Mas o brilhante de tudo é que não sucumbiram.
Coragem e determinação, é a chave mestra para o sucesso.

beijos Flor de Liz

Anônimo disse...

Oi bethy!!
rsrsr é agora somo principesinhos.
é uma brincadeira de gente grande...afinal a vida a realidade as vezes tão dura.
só mesmo brincando de faz de contas pra amenizar um pouco a inoscencia de criança...quando o mais importante era nao perder a hora da escola.
rsrsrs quero deixar pra vc o nosso beijo e pedir q por favor fique conosco ta bom!
nosso award é seu só pegar!
beijo bfd!
Vini & Nizi

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DM disse...

Uma vez mais, o que dizer .... Estamos sempre na luta por alguma coisa, e as vezes somos acometidos de uma atraente vontade desistir de certas coisas ... Mas nossas grandes vitórias pessoais interiores, residem mesmo no fato de quase nunca desistirmos, só por isso nos sentimos VIVOS, e acho que é tudo isso que nos dá a verdadeira razão de viver !!!

Tirei o dia para me atualizar por aqui !!!!