quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Como é que você escreve? - Meme


Meu queridissimo Adão passou a tarefa de responder ao seguinte meme: Como é que você escreve? Acho que é para dizer o que me impulsiona a escrever, o que me inspira, o que me faz sentar aqui e começar a teclar com meus dedinhos nervosos? É isso Adão? Se não for, então, já foi.

Um passarinho verde veio me contar que eu penso, então, se penso, logo existo; se existo, então, respiro; se respiro, eu existo; se existo, eu penso - ou não. Mas ao final, tenho certeza de que sou uma cabeça pensante e não apenas uma bunda andante e rebolante.

É certo que não saio rascunhando algo com antecedência, ou procurando meus alfarrábios perdidos em alguma gaveta. Simplesmente ligo o computador, faço meu login, clico em nova postagem e escrevo. Depois de pronto o texto, tento reler, conserto algo, ou acrescento. Mas a idéia já foi plantada...ela vem na hora, segundos depois de observar algo, ou observar o nada.

Posso estar apaixonada e escrever uma crônica. Posso estar sarcástica e poetisar. Posso estar concentrada no projeto da minha futura monografia e estar falando de vôo livre. Posso estar lendo você e pensando na minha próxima viagem. Nada e tudo me impulsionam – ou não. Por isso que sempre digo para não me decifrar, quem tentou, errou feio, quem não tentou, pode ter errado também - ou não.

Mas vou confessar que adoro o ser humano, adoro ler sobre o ser humano, escrever sobre o ser humano, afinal, o ser humano é uma caixinha de pandora, um ser dicotômico cheio de contradições e entrelinhas. Não precisa ir muito longe para dizer que no estudo do Direito o que mais gosto é a podridão do Direito Penal e Direito de Família. Quer saber do que somos capazes de fazer? Ah...vá assistir um Tribunal do Juri (qualquer um do povo pode assistir), ou chegue perto de uma peça que trata de divórcios litigiosos, pensão alimentícia, guarda de filho, ou inventário. Você vai ficar com vontade de vomitar. E eu adoro esses vômitos da moral e dos bons costumes, essa forma que o ser humano encontra de se despir perante os tribunais. Meus professores orientadores e defensores diziam: quer conhecer uma familia unida? Coloque-a diante de um inventário. E sempre digo que se aprendessêmos a ler o jornal de hoje, não faríamos as asneiras de amanhã. Tudo se repete aos domingos. Eu me repito.

Diria também que gente desdentada e de pés no chão chamam a minha atenção, pois têm mais poesia e muito mais coisa a ensinar através de uma alma que permite ser fotografada. Nada é sempre tão poético dentro da poesia de uma lente, ou de umas letras.

Da janela do ônibus vejo os transeuntes. Eu os vejo. Eles não me vêm. E quem me vê, não me vê. Mas nos breves segundos observados da janela, sou capaz de dar aos rostos desconhecidos uma nova letra dentro de seus tristes fados, nem tão tristes assim, mas fados; e fados são belissimos fados e tristes fados.

Todas as percepções me motivam. Sem mais delongas, afinal, eu respiro e se respiro...



******* Tem que repassar esse meme? Então, vou passar para Claudya - Paola - Wolverine - Jullie

14 comentários:

Anônimo disse...

Primeiro minha gratidão. Depois a devoção... que bom ficar sabendo isso, e concordo com você, em especial quanto aos tribunais.

Trabalhei num escritório de advocacia no sul da Bahia, e você sabe mesmo, o que se faz para se ganhar. É mesmo o tal do Vale-Tudo!

Anônimo disse...

Primeiro minha gratidão. Depois a devoção... que bom ficar sabendo isso, e concordo com você, em especial quanto aos tribunais.

Trabalhei num escritório de advocacia no sul da Bahia, e você sabe mesmo, o que se faz para se ganhar. É mesmo o tal do Vale-Tudo!

POEIRAS AO VENTO disse...

Beth Show, sempre!!

Nada de muito alcool, so o suficiente pra ficar alegrezinha.

Nada de muito cigarro, so o suficiente para deixar as ideias voarem...

Nada melhor do que a propria lucidez...

AMEI ESSE POST! DEMAIS...

bJS

Ricardo Rayol disse...

Bom eu sou um esquizofrênico esquisóide, as vezes as coisas vem nas horas mais impróprias.

Iara Alencar disse...

oi. Tipo assim, eu vou no blog do wolverine, aí, eu entrei no seu perfil e vi sua página, quis saber porque do nome e cheguei até aqui. Sabe, eu não escrevo também rascunhos, eu abro o blogger e a idéia já vai saindo, as vezes a noite (durmo tarde não dou conta de dormir cedo)eu tenho ideias também.
O que é mesmo o tal do meme?

Unknown disse...

"De quem eu gosto. Nem as paredes confesso. De quem gosto. Não gosta de ninguém"...ahhhhhhhhhh menina linda, você além de tudo é apreciadora de fados? Fazem 20 anos que te conheço e cada vez mais me surpreendo com você. Fados? Por essa eu não esperava.
Mas você está certa, somos transeuntes com alma fadista.
Realmente é impossivel te decifrar.
Admiro esse teu dom poetico, esportista e cronista - Dona. Uma alma cosmpolita e doadora.
Uma belissima postagem
E que bom rever o velho texto de qu tudo se repete aos domingos. Me senti em extase ao te ler agora. Que bom que voc~e passou aqui rapidinho e deixou um belissimo recado.

Beijos na boca minha deusa

Anônimo disse...

Linda, obrigada pelo meme.
Vou tentar responder amanhã, tá?!
Hoje devido aos acontecimentos estou péssima.
Não deveria ter saído de casa. rs
Bjks,
P.

CDAD disse...

Beth, sobre seu post: Deu show! A parte do que acontece nos tribunais é exatamente como vc. fala, como sou advogada, no meio do caminho se tornou insuportável tolerar certas coisas (me sentia mal). Hoje só atuo na área do consumidor. Sobre o meme, vou fazer, estou 'atolada em trabalho no escritório'... Bjos amiga!!!!

Beth disse...

Pedro, meu pai caiu na gargalhada de teu comentário. Ele disse: tá errado a letra e saiu cantando a musica pela casa. Mas é mais ou menos isso...de Amália Rodrigues. Gostava de fado na minha infância, acredita nisso? E até pouco tempo ainda guardava uns vinis de fado.

Claudya = mais uma nobre causídica????? ahhhhhhhh doida!!! Bom saber!!! Consumidor é bacana, mas não curto muito. Curto Admnistrativo, Penal e Familia. Mas a Fazenda Pública também é algo bem desgastante, mas adoro esses desafios. E estou as voltas com um estudo de Direito e Turismo. Por isso também que ando aparecendo pouco aqui. Tranquei a faculdade esse semestre, mas estou as voltas com minha orientadora e recolhendo material. Affffffffff .......

Iara = seja bem vinda. Wolvex é tudo não é mesmo? Gente boa. Olha só, mais ou menos meme que se diz "mi mi" significa um desafio que vc repassa à outros blogueros.

Jullie e Rayol = vocês são impares. Sem comentários

Adão = seu pedido é uma ordem.

Logan Araujo disse...

Bunda andante e rebolante!?!
O texto esta todo ótimo, mas não pude deixar de tentar visualizar uma bunda sem cabeça ou tronco a passear pela lagoa!
AHAHAHAH!!!

Anônimo disse...

Ihhhhh Wolvex
Oiaaaaa ... Tá assim de "apenas" bunda andante e rebolante por ai...e sôooooooooooooo!!!

DM disse...

Nossa colega causídica, sintetizou em poucas palavras, tudo que vemos e assistimos in "back stage" do ser humano, através de causas e tribunais ! Trabalho mais com direito comercial, trabalhista e tributário... Família e penal, muito "punks", mas admiro quem tem estômago, como você e discernimento!

Lindo ensaio, sobre o que a motiva a escrever .... Escrever refresca a alma acima de tudo! Parabéns amiga... Tudo isso aqui !!!! YOU REALLY IS LIKE THE WIND, LINDA , LEVE E SOLTA !!!!

bJS

Logan Araujo disse...

MEME respondido.
Beijos

O mundo é uma aldeia disse...

Amei o seu meme!
:))