quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Menina ou Mulher ?

Para quem acompanha o blogger desde o seu nascimento, sabe que, em verdade, ou pouca verdade, ou subjetivamente falando, não quero muito divulgá-lo, não por enquanto; mas busco opiniões criticas ou opinões que deixem a vaidade de uma prentensa cronista nas nuvens. Destarte, apenas alguns poucos tem acesso ao que escrevo.

Comentei com um colega, um nobre causídico poeta, sobre o blogger e pedi uma análise critica dele. Bem, mandei um e-mail e avisei-o: é um blogger de menina, cheio de coisinhas de meninas.

(rindo muito)

E estou aqui divagando sobre o ser menina, sobre coisas de meninas, sobre ser mulher.

Quando a gente tem 10 anos, quer logo fazer 15. Quanto temos 15 anos, queremos chegar rapidamente aos 18. Quando temos 18, pensamos nos nossos 21 anos. Quando temos 21 anos, pensamos logo nos 25. Mas depois dos 25 anos, normalmente, nós meninas, nos preocupamos com a chegada do balzaquianismo. E aí, diria Marina: Ai ferrou tudo minha amiga, porque depois dos 30 o tempo urge, o tempo voa e a corrida contra a lei da gravidade é fato para algumas. Veja bem: para algumas Beth, mas não para nós. Completou.

Isso me fez lembrar que todo aniversário da Tatinha eu digo: tá ficando velha. E tenho a sensação de que ela vai incorporar o Jack Estripador e vai me matar quando lembro que tá chegando para bater ponto no clube das balzacas.

Mas realmente, mais uma vez, dou mão a palmatória à Mari. Para algumas o tempo está estampado nas linhas faciais, mas para outras, que não se utilizam do recursos modernos da medicina estética, o tempo é generoso. E, salvo as brincadeira, a citada amiga Tatinha é um desses icones de pele linda, saudável e brilhante. Ei ! Você foi conservada em barril de carvalho ? Ouvi isso recentemente de uma amiga de minha mãe. Se fosse de um homem eu pensaria: que cantada idiota.

Mas o problema não é o fisico. Graças a Deus que aqui, nesse corpinho que Deus me deu, pelo menos, nada caiu, pelo contrário - diria o meu médico - "só melhorou - você parecia uma anorexa há tempos atrás". Mas o problema é ser menina, menininha, tipo teen. Passou dos 30 é cabível esse ar teen ?

Já estou ouvindo uma estridente contestação da Mari: E dai ? alguém paga minhas contas ? .... quero comprar aquele acessório da Hello Kitty que pendura no celular, quero uma agenda da Penelope Charmosa, àquela pulseira coloridérrima de continhas que vi no shopping, àquela caneta que é um boneco de penacho na ponta, pendurar um bichinho de pelúcia na janela do meu carro, comprar um bugre cor de rosa, o tênis rosa da All Star e quero encher meu blogger e meu orkutinho de bichinhos e florzinhas e bonequinhas e estrelinhas e coraçõezinhos. Amo muito tudo isso. Só as teens tem esse direito ? Só minhas filhas podem usar ? Nada disso, na minha época não havia essas coisas e quero aproveitar tudo agora.

Epa ! Calma Mari. Amanhã vamos no shopping comprar aquela camiseta cheia de glitters escrita: sou Pat e daí ?

Havia uma época, quando ainda tinhamos 12 anos, que usávamos uma blusa debaixo da blusa do uniforme para esconder os nossos seios que estavam crescendo. Tinhamos uma certa vergonha, mas hoje, elas torcem para que os seios cresçam logo, para poderem usar sutiens, colocar silicone, colocar decotes e seduzir (mesmo que não saibam o poder de sedução de um decote). Mas chegando aos 30 a gente quer mais torcer para não depender tanto do sutien, para que possamos sempre passar pelo teste do lápis.

Enfim, a gente cresce, sai do corpo de menina e entra no corpo de mulher. Mas corpo é matéria e tudo se resolve na hora de consertar uma coisa aqui e outra acolá. O problema é encaixar nossas Dollys, nossas pelúcias, nossos penduricalhos de meninas, nesse corpo de mulher e no mundo altamente competitivo do qual fazemos parte. Chegar numa audiência e ter que guardar meu celular cor de vinho que acabei de comprar ou esconder o tererê no meu cabelo ? Ou usar meu tênis cor de rosa no meio dos meus amigos caretas ? Que saco ! Esse povo é muito caretaço.

Que problemão ! Problemão ? Para quem ? Não para mim e nem para minhas amigas que, balzacas ou lobas, adoram rir da situação de "somos Pats assumidas". Eu ri de uma situação. Falei para meu amigo, escritor, ou poeta, para não reparar nas coisinhas de menina. Afinal, ele é homem né ?

Adorei minha festa Barbie, adoro meus gifs, minha pelucias, meus brinquedinhos de menina. E adoro ganhar presentinhos de menina.

Dia desses, no show do Armandinho, um leke de uns 17 anos ficou cutucando minhas costas. Olhei daqui, olhei de lá e quando olhei para o menino, quando encarei e fuzilei ele com o olhar. Ele me disse: meu amigo quer te conhecer. Ai olhei para o amigo dele, fuzilei novamente com uma Ar-15 e vi ......... meu Deus ....... ele só tem 16 anos. Na hora, é claro, você tem que se manter altiva e segura, pensar no Estatuto da Criança e do Adolescente e jogar uma granada nas pretensões pueris do moleque. Mas não é que é bom pro ego um moleque olhar você e pensar: eita mulher gostosa.

Mas com nem tudo é perfeito dia desses o filho da Mari disse: Mãe, onde você vai ? A idiota ainda fala: vou sair com as meninas. E o idiotinha mor responde: Meninas ? Um monte de velha ! O que ?????????????? Ae muleke - comentou a raivosa Mari - Velha é o teu passado e velha vai ficar tua namorada que só fica na night, pegando sol sem passar protetor e se hamburgers de Mac´s. Vai chegar aos 30 com ar de 50 e não vai passar pelo teste do bendito lápis.

- Mari, será que tem a blusa na cor de rosa ?
- Sei lá Liz ....... tô lendo a crônica do Jabour a nosso favor, mas vou logo avisando que nada de blusas iguais, a cor pode ser a mesma, mas modelitos diferentes.

Nenhum comentário: