sábado, 25 de dezembro de 2010

Wilson nosso de cada dia…

Wilson 2No rosto simbólico de Wilson, Chuck cria um mecanismo para comunicar-se e evitar desta forma a loucura. No fundo sabia que estava falando com uma bola de vôlei no entanto, sem ela seria arremessado no desespero da solidão e perderia a razão. Wilson é mais uma das formas que encontrou para lutar com um mundo inóspito para um civilizado, reacendendo desta maneira a esperança de reencontrar a amada um dia.
A bola em termos psicológicos é parte de seu próprio eu, sua consciência que o reprime nos pensamentos negativos e desejos obscuros. Wilson possibilitava ao mesmo tempo a comunicação intrapessoal e interpessoal do personagem, tão necessária para sua sobrevivência. (Eduardo Augusto Sabino, em O Naufrago e as Teorias da Comunicação)

 Wilson 

O único amigo de House é Wilson, seu oposto humano (embora também ótimo médico). Wilson vive em contato com seus sentimentos e – mais importante – com os sentimentos dos outros; não para desmascará-los e desmistificar a bondade alheia, como faz House, mas para oferecer consolo a quem precise. Dar conforto emocional é sua razão de existir, e por isso ele não vê grandes problemas em deixar cada um com suas crenças (ao contrário da intransigência cientificista do amigo); a paz interior pode ter prioridade sobre a verdade – mesmo porque muitos dos seus pacientes (ele é oncologista) têm apenas a morte pela frente, enquanto os de House costumam padecer de doenças curáveis. (Joel Pinheiro, da Revista Dicta e Contradicta)

E ai ? Qual Wilson você prefere?

Talvez o seu Wilson esteja na tela de um computador. Na pelada aos domingos. No copo de cerveja largado na mesa de um bar. No papo que não acrescenta nada para sua vida quando você está com aquelas amigas sem graça. Talvez Wilson esteja na próxima ligação que você vai receber, nas broncas do chefe, no bom dia do porteiro, naquela paquera virtual de um chat qualquer. Vai saber…

Ou não.

Talvez você seja o seu próprio Wilson. Vai entender…

 

Um comentário:

Adao Braga disse...

iiiiiiiiih! Eu prefiro o Wilson, amigo do House. Eu gosto dele. Em especial a maneira como a amizade dele existe e se estabeleceu.

Quando o Wilson passou a comer o que House não gostava. Eu achei o máximo. Sou capaz de fazer o mesmo.

Passei a comer pé de galinha só pra não ter que disputar outras partes he he he he

2011 tá chegando!