sexta-feira, 13 de março de 2009

Com tempo marcado

 

Uma das tarefas, no primeiro dia de aula (que faltei) em um curso que estou fazendo foi: Pegue as iniciais de seu nome e diga suas caracteristicas, qualidades - negativas ou positivas. Para os especialistas em RH, esse exercicio faz parte de um módulo chamado Relações Interpessoais que trata entre outras coisas sobre liderança, subordinação, comunicação. Ora, ora, ora…Mamão com açucar, logo para mim? Totalmente critica e apaixonada por mim mesma? Seria, em tese, uma tarefa simples e rápida. E foi. Mal ela deu a tarefa, em questão de segundos já estava pronta e com reticências sendo completadas a cada dispersão da aula.

Como havia matado/cabulado a primeira aula,  pensei que  a professora não fosse tocar no assunto. Lego engano, ela visualizou gente nova em sua aula e pediu que os novatos fizessem a mesma tarefa da aula anterior.  Por falta de tempo, ela deixou nossa apresentação para a aula seguinte. Não deu. Faltei aula novamente – coisas de viagem a trabalho.

O interessante nesse exercicio  é o fato de sempre nos vermos primeiramente por nossas caracteristicas positivas e  o quanto de tempo você leva para se descrever para si próprio - imaginando, inclusive,  que deva ser assim que um grupo lhe vê. Alguns deixam reticências para as descrições negativas, outros preferem esquecê-las, sequer gostam de ouvi-las. Prefiro mergulhar nelas.

Um amigo de sala me disse que por mais que o nome fosse simples, a maioria teve problemas em se descrever - mas realmente é dificil olhar para si com tempo marcado. E o pior:  apresentar-se para um grupo da forma que você se vê, vender sua imagem da forma que ela é realmente, sem seu marketing pessoal e penas de pavão.

Ana Paula, do blog Somos Todas Umas Vacas, costuma dizer que sou Superlativa – mas o S está no sobrenome, duas vezes – não deu para encaixar.

Não vai dar para faltar a próxima aula – nenhum trabalho a vista e provavelmente e solitariamente terei que dizer para a  turma: Eu sou assim.

Esperta…egoista

Leal…legal…lúdica

Imparcial…indigesta…inteligente…intrigante…inquieta…inconstante

Zelosa…zureta

Abissal…ansiosa…avassaladoraabestalhada…amada…ativa…afetuosa…amiga…apaixonada…antenada

Bacana…besta

Emotiva…enrolada…estabanada

Teimosa…timida…tagarela…tenaz…

Habilidosa…histérica

Uma outra tarefa desse mesmo módulo é dizer: Quem eu sou? De onde vim? Para onde vou? E daqui a 5 anos, o que você pretende dentro da sua área?

Vixi…!! Pelo menos desta vez, não será com tempo marcado e muito menos será lido para uma turma e para vocês.

 

9 comentários:

Anna Bueno disse...

Beth,
Conheço um pouco vc pelo q um amigo nosso em comum fala. Ele tem o maior orgulho de ser seu amigo. Sabe de quem falo? rsrs
Pelo que ele diz vc é mesmo tudo que escreveu.
Bjocas!

POEIRAS AO VENTO disse...

Beth, amor.

Quando criei meu orkut, a primeira frase é: Quem sou eu. No momento escrevi e ficou ate hoje. Acho que retrata um pouco das minhas muitas qualidades e imperfeições.

Quem eu sou: A LEVEZA DA BORBOLETA E O FERÃO DA ABELHA.

Trabalhar com interpessoal é sempre relativo, é o momento.

Anônimo disse...

Quais segredos mais guarda as outras letras que formam o teu direito personalissimo?
Gostei do abestalhada, do indigesta. Uma mulher realmente abissal. Fiz essa brincadeira em três cursos para gestores. Um lider, um gerente, precisa se conhecer para saber gerenciar, comandar, liderar, ser ouvido.
Há outras brincadeiras e testes legais e que pode ser feito para aprimorar o profissional e por tabela, o ser humano.
Abraços
de um fã e professor seu.

Anônimo disse...

Tá vendo? Quem mandou cabular aula? Agora vai ter que falar tudo isso em sala e sozinha.
Gostei muito do indigesta.
Beijos

Anônimo disse...

Beth, qualidades por si são positivas, mesmo as negativas? Uma perguntinha boba mas que, pensando bem, não existe 'característica' negativa em uma pessoa, se esse negativo é encarado como positivo, tudo depende da situação em que a pessoa se encontra. Eu não vi listada nas suas qualidades qualquer coisa negativa. Por exemplo, egoista; não acha que ser egoísta pode ser uma qualidade boa dependendo da situação que está vivendo?
Eu não sei o que é zureta. Que é isso?
Boa semana! Beijus

Ela disse...

Prazer, gostei de você. rsrsr

To com saudade!

Anônimo disse...

Quando é A de Adão as palavras flui!

Anônimo disse...

Agora entendi alguns psicotécnicos e dinâmicas de grupo.

P de pegador e pedante.
E de egocentrico e espirituoso.
D de dinâmico e delicioso.
R de raivoso e recatado (?????).
O de orgulhoso

O bacana nisso tudo sua egoista, estabanada e histérica e indigesta é a brincadeira que fazemos sobre o que somos, o que não somos, o que não sabemos se somos. Todos somos assim, loucos.

Beijão gatosa.

OAlbergueiro disse...

Daqui a cinco anos...quero estar...andando em direçao ao lugar que ainda nao encontrei..mas que tenho em mente...daqui a cinco anos...quero acreditar que minhas ideias...meus pensamentos...minhas reflexoes...continuaram a dominar meu corpo..minha mente...e meus atos...daqui a cinco anos...quero estar sentado...lendo..o livro que ainda nao terminei...bebendo a garrafa de vinho que trouxe, mas que ainda nao senti o prazer de tomar...daqui a cinco anos quero poder parar...respirar...e enxergar aquilo que quero ser...e que me tornei..e que já sou...daqui a cinco anos..
beijo pra ti sempre