quarta-feira, 28 de novembro de 2007

1º de Dezembro - Dia Mundial de Combate a AIDS


O papo é seríssimo, pois a luta contra a AIDS deveria ser diária.

Dia 1º de dezembro é comemorado em todo o mundo o Dia Mundial de Combate a AIDS. Uma epidemia que cresce vertiginosamente e que vitima milhões de pessoas entre: homens, mulheres, crianças e idosos todos os anos no mundo.

A ONU instituiu a data comemorativa em 1987 e o Brasil adotou no ano seguinte. Mas muito mais do que mais uma data no calendário, o Dia Mundial de Combate a Aids, objetiva informar, orientar, prevenir e cobrar de toda a sociedade civil apoio, dignidade e não preconceito contra os portadores do vírus da Aids.


1 - Dados Estatísticos


O Tamanho da Epidemia

A Organização Mundial de Saúde estima que:

* Existam hoje cerca de 30 milhões de pessoas vivendo com HIV/AIDS no mundo.
* Mais de 1 milhão delas são crianças.
* Cerca de 12 milhões de pessoas já morreram desde o início da epidemia em 1981.
* Só em 1997, cerca de 6 milhões de pessoas foram infectadas pelo HIV no mundo.
* A velocidade estimada de crescimento da epidemia é de 16 mil casos por dia.
* No Brasil, estima-se que cerca de 500 mil pessoas vivam com HIV/AIDS.
* Cerca de 130 mil pessoas já tiveram seu diagnóstico de Aids confirmado no Brasil.
* Hoje, a proporção de casos é de 2 homens para cada mulher contaminada. No início da epidemia essa relação era de 20 homens para uma mulher.

No Brasil, segundo o boletim epidemológico que encontra-se disponível no portal Programa Nacional de DST´s e AIDS do Ministério da Saúde, a doença está tendendo à estabilização, mas nem por isso devemos nos descuidar.

"De 1980 a junho de 2007, foram notificados 474.273 casos de aids no País – 289.074 no Sudeste, 89.250 no Sul, 53.089 no Nordeste, 26.757 no Centro Oeste e 16.103 no Norte. No Brasil e nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, a incidência de aids tende à estabilização. No Norte e Nordeste, a tendência é de crescimento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem uma epidemia concentrada, com taxa de prevalência da infecção pelo HIV de 0,6% na população de 15 a 49 anos."


2 - A AIDS e a mulher

A incidência de Aids entre mulheres está aumentando por uma trágica combinação de fatores biológicos, econômicos e sociais. Os principais motivos, de acordo com médicos, psicólogos e grupos de apoio a infectados, são os seguintes:

A mulher tem dez vezes mais chance de contrair o vírus de um homem infectado do que um homem de ficar doente relacionando-se com uma mulher soropositiva.

Para um homem se contaminar numa relação com uma mulher portadora do vírus é necessário que seu pênis esteja ferido. É muito mais fácil notar o ferimento no pênis – e assim se proteger com camisinha – do que uma lesão interna na mulher, que pode passar despercebida. O esperma contaminado tem uma concentração de vírus várias vezes maior do que a encontrada na secreção vaginal de uma mulher soropositiva. Além disso, o tempo de permanência do pênis em contato com a secreção vaginal é muito menor do que a da mulher em contato com o esperma.

Em geral, os homens comandam a relação sexual, usando camisinha quando lhes interessa. Nos depoimentos aos grupos de apoio a portadores do HIV são comuns as histórias de maridos que tomavam como ofensa a sugestão de usar preservativo. É como se a mulher o estivesse acusando de ser infiel.

Embora não existam estatísticas a respeito, a experiência dos médicos mostra que é grande o número de homens casados, aparentemente insuspeitos, que gostam de uma aventura homossexual de vez em quando. "Eu afirmaria que a maioria dos homens que infectaram suas mulheres foi contaminada numa relação homossexual", declara o infectologista David Uip, de São Paulo.

Muitos casais param de usar preservativos no momento em que consideram que o relacionamento se tornou sério ou quando passam a morar juntos. "Para eles, o preservativo é como se fosse uma formalidade", explica Dráuzio Varella. "É usado na época em que os parceiros se estão conhecendo, mas depois é abandonado." Quem são as mulheres que pegam Aids:

1 - 76% são mães
2 - 71% foram contaminadas por maridos ou namorados fixos
3 - 59% descobrem que estão com o vírus depois que o marido adoece
4 - 51% têm até o 1º grau completo
5 - 41% têm entre 25 e 35 anos 40% trabalham


Fonte de Pesquisa:



CAMISINHAS SÃO DISTRIBUIDAS GRATUITAMENTE NOS POSTOS DE SAÚDE!




SEXO É BOM, MAS COM CONSCIENCIA E RESPEITO PELO PARCEIRO!



- Isso aqui não é blogagem coletiva, é blogagem da Beth mesmo. Mas o Dia Primeiro de Dezembro está chegando e o assunto deveria ser lembrado diariamente por toda a sociedade, deveria ser discutido sem ressalvas dentro de casa, entre os casais, nas igrejas, nas escolas, no trabalho. Pois o assunto é sério, é de saúde pública, de consciência e de respeito com o próximo
.

9 comentários:

Anônimo disse...

É assustador toda vez que se fala em AIDS, mas os dados não mentem e sabemos que a realidade não é tão doce assim. Mas você está certa, é um assunto que deve ser sempre discutido até mesmo dentro de 4 paredes.

Beijão minha gatona
Pedro

PS: Te ligo de Brotas

Menina do Rio disse...

São dados alarmantes! Principalmente porque no caso dos casais, o esperma contém o vírus; dái o sem números de crianças que nascem contaminadas. Nenhum relacionamento estavel é seguro visto que esta estabilidade não garante que o vírus já não esteja alojado em um dos parceiros. Muitos homens não aceitam o uso de preservativos e é justo por essa rejeição que milhares de mulheres foram contaminadas.
Há casos algumas pessoas são hospedeiras do vírus sem que se manifeste na mesma, servindo de transmissor. O sexo ainda é tabú e muitas pessoas não admitem discuti-lo, mas os meios de comunicação se encarregam disso.
Beijinhos pra ti

CDAD disse...

Assunto sério como vc. disse. E, o bicho pega qdo. a gente passa a confiar + no (a) parceiro (a), e, ele (a) não quer + usar preservativos depois. (é f...). Como resolver isso sem brigar? Ah, tem + 1 prêmio prá vc. sem obrigação...

Anônimo disse...

Tenho fé pra um monte de coisas. Até para acreditar que Jonas foi engolido por um grande peixe, porém, não encontrei ainda meios de crê nalgumas informações sobre a AIDS, e eu preciso de fé para aceitar alguns dados!

Unknown disse...

Li e voltarei a ler esse post com o tempo necessário que ele merece. Beijos querida e parabéns!

Anônimo disse...

E amiga esse assunto é serio mesmo, não sei se é correto, mas ouvi que as taxas aqui no brasil estão caindo ...
O que me deixa chateado nisso tudo é saber que há um grande interesse financeiro muito mais forte , por traz disso

Um abraço

Blog da Mélica disse...

Isso mesmo, o papo é sério!
Belissima iniciativa em divulgar a campanha.. sendo blogagem coletiva ou não, o que vale é a informação, a discussão do assunto.. parabéns!;)
Boa semana, Beth..
Beijos!

Beth disse...

Legal ver depoimentos tão corajosos como os de vocês.
O importante, além de esclarecer é combater o preconceito contra os portadores do vírus HIV. Não há cancer maior do que o cancer social onde o preconceito está implicito.

Bjs e obrigada !!!

Tan disse...

Parabéns Beth! Que baita postagem!
São coisas tão simples que podem evitar sofrimento futuro. É uma pena que não haje uma educação maior sobre a AIDS. Especialmente para os adolescentes e as pessoas com baixo nível de escolaridade. Têm pessoas tão simples, que não acreditam, de forma alguma, que sexo transmite doença.
Linkarei o seu post!
Um beijo pra você!
:)))))