terça-feira, 19 de junho de 2007

Tudo nos ensina....


Essa madrugada, ao fazer o "meme" que me foi passado pela Juli, do Sorrisos e Lágrimas tive a oportunidade de sentar em frente à minha bibliotequinha particular e rever alguns títulos os quais fazia tempo que não manuseava. E mais do que comprar novas obras, eu adoro reler o que já possuo.

E um dos títulos que mais gosto, foi um que ganhei de presente de aniversário de uma grande amiga. Aliás esse ano ela me deu outro maravilhoso, mas não consigo atingir o propósito do livro - ler um capítulo por dia, afinal, sou dispersa demais para ler um capitulo diariamente. Sei que o autor não vai saber que não estou lendo um capitulo por dia, mas quem mandou ele colocar isso na introdução? Pronto! Tenho que ser obediente ao autor, mas é difícil. É o meu livro de cabeçeira que nunca termino de ler.

Mas para atingir o objetivo proposto pela Juli, acabei reencontrando "As Bençãos do Meu Avô", de Rachel Naomi Remen, da Editora Sextante. Só não o indiquei, pois toda vez que vou comprá-lo para dar de presente, ele sempre está com edição esgotada e nunca tem uma data prevista para retornar às prateleiras.

Estava aqui pronta para postar algo quando resolvo abrir o livro aleatóriamente, em qualquer página dele, tipo folheando, acabei lendo um trecho que veio de encontro com o texto que eu iria colocar no lugar deste. Enfim, estava pronta para digitar mais uma das minha percepções quando vejo que o universo comunga com nossos pensamentos. Mas parei e li o capitulo inteiro e logo de cara, nas primeiras linhas, Rachel fala de algo que já comentei abaixo em Amar é... e mais uma vez as palavras se encontram, os pensamentos comungam e tudo vira uma energia só. A nossa energia. E quer mais uma prova? O título do capítulo tem tudo a ver com o livro de cabeçeira que está aguardando que uma certa menina seja mais centrada e se proponha a ler seus capitulos diariamente. Eu tinha que largar o livro em cima da mesa, olhar para ele, abrí-lo, folheá-lo, lê-lo, para relembrar que há outro tão lindo quanto me aguardando. Tudo nos ensina.

Me sinto super iluminada quando percebo essas sincronias vindas do universo, pois nem sempre a gente percebe os sinais. Qual o sinal? Não sei, tem que começar a caminhada para saber.

"A vida oferece sua sabedoria com generosidade. Tudo nos ensina. Nem todos aprendem. A vida nos pede o mesmo que nos era exigido nas salas de aula: "Acorde", "Preste atenção". Mas prestar atenção não é algo simples. É preciso que não nos deixemos distrair por expectativas, experiências passadas, rótulos e máscaras. Não podemos tirar conclusões precipitadas. A sabedoria alcança mais facilmente àqueles que tem coragem de abraçar a vida e que se dispõe a esperar sem saber, algumas vezes por um longo tempo. Pode ser preciso sofrer. Porém, no final, seremos muito mais do que éramos quado começamos. Existe a semente de uma plenitude maior em cada um de nós." (Rachel Naomi Remen *)


* Rachel, é medica e conselheira de pacientes terminais e de doenças crônicas há mais de 20 anos. No livro Rachel aplica os ensinamentos judaicos no dia-a-dia com seus pacientes, ensinamentos estes transmitidios por seu avô, rabino e grande estudioso da cabala.




7 comentários:

Estava Perdida no Mar disse...

Obrigada pelo comentário. Adoro o blog do Oscar...e adorei sua visita. Tb amei este texto em vermelho. Essa semana estava pensando muito sobre isso, sem nunca essa autora.
Vou te linkar. Colocar o selinho. Tenho um tb. Se quiser...só pegar.
Beijocas

Unknown disse...

esse livro realmente é muito bom. Quando a Josi te deu de presente eu logo queria roubá-lo de você, mas como és muito esperta logo me presenteou com um também. Sempre estou igualmente relendo. Ela soube dosar muito bem as tradições judaicas com o seu lado de orientador, médica e o livro é um primor.

Lindo texto Liz aprenda e reaprenda sempre a sentir sua sensibilidade. Ela está muito aflorada

dän disse...

beth.. seu espaço é a coisa mais linda! eu adorei.. acho q vc nunca tinha comentado no meu blog ne.. vc disse q ha tempos nao passava por la, mas nao me lembro de um comentário seu! bom, eu adorei saber que me visita e que gosta do meu espacinho! adorei seu blog, adorei tudo por aqui.. e essa musica de fundo é PERFEITA. entrei no clima...rs. beijao, se cuida.

dän disse...

ah|! amanhã, quando abrir o blogspot novamente, eu vou te linkar ok? super beijo.

DM disse...

Nossa que coisa linda, vou ver se acho esse livro amanhã, adorei ... Espero responder esse Meme altura lá no Blog Ai Beth, adoro ouvir música enquanto escrevo ....

Luciana disse...

as vezes quando a vida anda corrido fica difícil se concentrar mesmo na leitura de um livro... faz um tempo que não leio um livro realmente bom. E olha que sou devoradora de livros rsrs.
Esse parágrafo que vc descreveu do livro é a mais pura realidade que as vezes passa despercebida.
Ótimo post, parabéns.
Bjss

dän disse...

vim te ler.. e deixar um monte de beijos. :) linkando vc ok?